Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Como toda terça, hoje é dia de conhecer mais uma história da marca que fez, faz e acontece até os dias de hoje. Depois dos dois grandes polos mais comercializados e utilizados pelos profissionais da fotografia Nikon e Canon, vamos a Leica, que foge completamente do nincho e tem um estilo mais sofisticado.

Na pequena cidade chamada Wetzlar na Alemanha, Leica foi fundada em 1849 como um instituto óptico produzindo apenas peças para microscópios até 1951. Seu fundador, o mecânico Carl Kellner não aquentou ver sua marca crescer, morrendo cedo, aos 29 anos em 1855, sua esposa e seu sócio assumiram daí em diante. Anos depois, em 1865, entra para o grupo um garoto prodígio Ernst Leitz com apenas 22 anos, com seu empenho, após o falecimento do sócio de Carl Kellner tornou-se diretor da companhia e mudou o seu nome para Ernst Leitz Wetzlar lançando o microscópio binocular. O rapaz sempre estava a frente dos outros, por dentro dos problemas de produção da empresa, sabendo lidar com produção em série e distriuição, sem contar que ele se preocupava com seus funcionários, diminuiu a carga horária para 8horas e implantou seguro saúde para todos.

A empresa fundada por Carl Kelnner inicialmente com 20 funcionários, no século XIX já era conhecida mundialmente pelos miscroscópios com a qualidade melhorada cada vez mais. A empresa Ernst Leitz Wetzlar já estava a caminho do sucesso quando o admirador da fotografia e do recém chegado cinema, Oskar Barnack entrou para a empresa em 1911.

O que Ernst não sabia é que Oskar se dedicava no tempo livre a construção de uma câmera de cinema e traria novidades pra sua empresa. Oskar, então surpreendeu, e criou uma câmera fotográfica a partir dos produtos usados para microscópios e filmes negativos do cinema. Era realmente uma enjenhoca. Surge então, a Ur-Leica. Sua primeira compacta.

Até então a companhia não tinha planos para produzir câmeras fotográficas em grande escala, mas aí veio a famosa 1 Guerra Mundial que parou a produção de todas as empresas e tudo parecia ter mudado. Ainda assim quando retomaram seus postos, os objetivos continuaram sendo os mesmos.

Até que em 1920, quando Ernst Leitz faleceu e seu filho assume o seu posto (Ernst Leitz II) com a empresa a vapor com 1000 funcionários e o Oskar Barnack seguindo em frente com seus projetos paralelos aprimorando suas lentes para câmeras fotográficas, entra então uma pessoa conhecia por Prof. Max Berek na empresa que desenha e desenvolve a lente 50mm com f/3.5 chamada Anastigmat.

Quatro aninhos depois, Ernst II anuncia que a câmera de Oskar Barnack será produzida em série. Foram então produzidas as 30 primeiras Leica 0 (e depois mais 500,  depois mais 500, e depois mais 1000). 

LEICA de Leitz Camera, passou então a ser o nome da empresa, modificação de Ernst Leitz II.

Em 1925 (um anos depois da produção da primeira Leica em série) já haviam sido produzidas mais de 1000 Leica 1. Mais tarde, na década de 30 a primeira câmera com lente intercambiável e muito tempo depois (mas já com o sucesso garantido) em 1957 são lançadas as câmeras de séria M. Hoje, a Leica é uma corporação optica divida em 3, uma para cada tipo de produção (Fotografia, Equipamento de pesquisa geológica e microscópicos), produzindo também as lentes para as marcas Panasonic e Lumix.

Uma empresa que nasceu dentro de uma oficina e tornou-se o império das câmeras que é hoje, alta qualidade e desempenho, nos mostra como é importante ter determinação e empenho no que fazemos para atingir o sucesso desejado.

E se Oskar Wetzlar tivesse desistido de continuar suas invenções?

Curiosidade: Devido ao seu click suave, a Leica é uma das únicas câmeras permitidas dentro dos tribunais.

O você acha disso?