Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Desde sempre que gosto de pesquisar sobre as marcas e só agora consegui fechar o tema para postagens. Então, no lugar de conhecer câmeras antigas e suas histórias, vamos conhecer mais sobre as marcas antigas e “novas”. E nada mais justo do que começarmos com a Nikon! Minha marca favorita e que me acompanha todos os dias em minhas produções!

Se vocês fizerem (e acredito que já fizeram) uma breve pesquisa vão ver que a Nikon é uma marca Japonesa do grupo Mitsubishi (grupo constituído por uma serie de empresas autônomas), criada em 25 de julho de 1917 na cidade de Tóquio com o nome de Nihon (Nippon Kogahu Kogyo Kabushikigaisha) e um tempinho depois a companhia especializada em óptica e imagem mudou para Nikon Corporation.

Começando do começo. A Nikon foi um resultado de uma união de três grandes produtoras ópticas japonesas e alemães que tinham acabado de chegar, trazidos pelo grupo como técnicos para desenvolver os produtos. Em 1918 foi lançado o segmento de binócolos e em 1921 a linha de binóculos Mkron já estava no auge do seu sucesso. E assim, foram lançados microscópios (JOICO), telescópios, lentes fotográficas (conhecidas como Nikkor), lentes oftamológicas, equipamentos de precisão e medida e etc.

Como todo fato histórico sofreu com a Segunda Guerra Mundial, com a Nikon não foi diferente. Houve um declínio na sua produção e sobras de produtos no estoque, mas para não perder tempo nem dinheiro, foram lançados câmeras de fácil manuseio para que as pessoas pudessem documentar o momento pelo qual elas estavam passando (longe de ser câmeras profissionais), que a famosa conhecida NIKON 1 (1947) em 35mm e lentes descartáveis, a primeira câmera a carregar oficialmente o  nome “NIKON” (antes conhecida como Nihon).

Não demorou muito, em 1950, sai uma reportagem no The New York Times sobre a superioridade tecnológica da marca Nikon (olha que o Marketing naquela época não era algo que pesava na informação), que aprensentou oficialmente ao público e levou a Nikon a criar o Nikkor Club para um incentivo a cultura fotográfica.

O Marco da marca foi em 1959 quando lançam as câmeras de série F começando pela Nikon F, a primeira SLR que era considerada uma das câmeras mais avançadas da época! Tornou-se um sucesso mundial sendo usada por grandes profissionais da fotografia da época ficando no topo da preferência por mais 15 anos e estimulou a produção das F’s seguintes sendo um BOOM pra história fotográfica com câmeras compactas, profissionais, câmeras subaquáticas, foco automático.

Em 1999 é então lançada a série D da Marca. As famosas câmeras digitais que massificaram a industria de câmeras fotográficas em todos os sentidos que deram “ar” para marketing, produtos específicos para públicos específicos, slogan e toda a sua comunicação que se mantém forte até hoje.

Essa semana ouvi falar que devemos primeiro estudar os fatos históricos antes de conhecer o nosso presente. Então, acredito que nesse tema eu também possa ajudar vocês a encontrarem a câmera ideal! 😉

Advertisements

Comentários a: "A história da Marca Nikon" (1)

  1. […] Depois dos dois grandes polos mais comercializados e utilizados pelos profissionais da fotografia Nikon e Canon, vamos a Leica, que foge completamente do nincho e tem um estilo mais […]

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: