Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Nessa minha nova saga como fotojornalista (repórter fotográfica), no jornal em que estou trabalhando tive a oportunidade de fazer alguns cursos e treinamentos, aconteceu que a empresa toda estava passando por um momento de mudanças, mudanças significativas tanto para ela, como para os usuários dessas mudanças (nós, fotógrafos).

Um desses cursos/mudanças, foi o tal do Metadados. Se eu ainda fosse somente freelancer, talvez eu demoraria um pouco mais para entender/pesquisar para quê serve e porque usar. E foi refletindo sobre isso que pensei o quanto valioso são os Metadados para um profissional autônomo da fotografia.

Metadados são dados armazenados no conjunto de um arquivo de imagem. Dados que só podem ser alterados pelo autor do arquivo. Dados que são de grande valia para quem quer resguardar seus direitos autorais de imagem.

Todos sabem que é super difícil, nos dias de hoje, fazer registro de imagem, de logos, de patentes. E precisamos ficar divulgando (principalmente na internet) nosso trabalho o tempo inteiro quase que instantaneamente, afinal, quem não é visto, não é lembrado. E a melhor forma de se manter seguro contra os usuários antiéticos das redes sociais é usando corretamente os metadados.

Primeiro, dê uma olha nas configurações de sua câmera, seu nome e data estão corretos? Depois disso, vamos a melhor forma que tem para usar os metadados, que  é usando o lightroom: Ainda ao importar, após concluir a ação, você tem ao lado direito uma serie de campos a preencher dentro da aba Metadados.  Lá, você encontra uma caixinha ao lado do nome Metadados, com alguns estilos de metadados, o mais correto é usar EXIF e IPTC, que significa que você estará importando os dados da sua câmera e complementando alí, no lightroom.

helosaaraujo-lightroom-metadadosLogo de cara, ajuste suas predefinições e crie um estilo Metadados de acordo com as suas necessidades.

helosaaraujo-lightroom-metadados2

helosaaraujo-lightroom-metadados3

 

Após preencher com tudo o que você acha interessante e importante para o que você faz com suas fotografias, você salva como uma nova predefinição com seu lindo nome de guerra e that’s it! Para onde suas fotografias forem, seus dados, seu nome, seus créditos irão. Vale ressaltar que vale a pena usar o lightroom por completo e fazer o serviço todo por completo. Nem sempre aprender a ser profissional da fotografia é só treinar o olhar, temos que aprender a usar as ferramentas.

 

Advertisements

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: