Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

A arte do desfoque não é para todos, nada vai fazer sentido sem uma exposição certa ou enquadramento, mas vamos devagar.  Já comentamos aqui sobre como funcionam as lentes e dentro dessa mesma ideia, vamos entender o foco como um ponto determinado por onde passa um raio luminozo a partir de uma posição X do conjunto de lentes que tem dentro da lente.

Um fator dignificativo é a distância. Algumas lentes mais antigas tinham um número que mudava de acordo com que você mexia o anel do foco (acredito que muitas pessoas têm aquela lente e nunca entenderam pra que serve aquele número). A questão é que a distância do objeto até a câmera resulta em número que mede o foco preciso sem erros. E assim eram feitos nos cinemas: Fitas e mais fitas métricas que mediam o foco das pessoas e que mudavam de uma forma exata e precisa.

Hoje, com o foco automático é muito fácil e as câmeras com mil e um pontos de focos que você pode usar e abusar da criatividade. E mesmo assim, com todo esse avanço parece ser uma tarefa difícil focar e desfocar. Tornar o segundo plano desfocado em uma composição linda e homogênea.

Então, a primeira lição é: Encontre o seu primeiro plano. O primeiro plano não é aquele que está na frente, e sim aquele motivo de destaque na sua foto. Seja por conta da cor ou da importância. A segunda lição é: Encontrar a distância certa: muitas vezes ficar tão perto do objeto/pessoa não vai realçar o desfoque nem melhorar a sua imagem (esteticamente falando), procure encontrar o melhor enquadramento, esse é o caminho, no foco automático, na maioria das vezes, tem uma distância limite para poder focar (diretamente relacionado com o falamos acima). A terceira lição é:  Distacie os planos: Para o desfoque possa ficar ainda mais destacado, o  objeto/pessoa deve se distanciar do fundo para que a distância seja diferente e a mágica aconteça.

Anúncios

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: