Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Pierre Auguste Renoir foi um pintor impressionista francês que nasceu em 25 de fevereiro de 1884, em Limoges e morreu em 3 de dezembro de 1919 em Cagnes-sur-Mer (cidade no sudoeste da França).

Seu estilo artístico era marcado pela presença de cores fortes e brilhantes, texturas e linhas harmônicas. O sentimento lírico é outra característica importante nas obras de Renoir. Em suas pinturas prevaleceram as formas humanas individuais, grupos de pessoas e paisagens.

O surgimento da fotografia impulsionou os artistas dessa época ao desprendimento total da necessidade de representar “fotograficamente”, que hoje são conhecidos como os impressionistas. Pelo estilo bem dirente (para a época),  em sua primeira exposição (os impressionistas) não foram bem recebidos e aceitos pelo público, porém, anos depois e ainda hoje são referências para muitos. E Renoir é um impressionista que, para mim, se destaca. Devido a uma doença articular, artrite, Renoir pintou com muita dificuldade nos últimos vinte anos de vida, era necessário amarrar o pincel em seu braço para poder pintar.

Renoir. The Luncheon of the Boating Party. 1881.

Renoir. Ball at the Moulin De La Galette. 1876.

Renoir. In The Meadow.

Renoir. Girl Reading. 1874.

Renoir. The Swing. 1876

Fonte: Sua Pesquisa
AllPosters

Comentários a: "Artista da Vez: Auguste Renoir" (1)

  1. Helosa said:

    Eu AMO o impressionismo! A sensação que eu tenho é que o impressionismo é para pintura o que o Documental é para a fotografia! 🙂 Amei o post! Parabéns!

O você acha disso?