Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

 

O Instagram/ ​​Hipstamatic/ Snapseed são a antítese da criatividade, e fazem com que todas as imagens tenham a mesma aparência.

por Kate Bevan 
instagram TNF

Pode parecer estranho começar uma crítica dizendo o quanto amo alguma coisa, mas eu amo a fotografia e particularmente amo a forma como as redes sociais significam que eu posso compartilhar as minhas imagens e posso acompanhar meus amigos através das imagens que eles compartilham.

Mas eu definitivamente não gosto do Instagram, o aplicativo que milhões de pessoas parecem preferir. De fato, o Facebook ama tanto o Instagram que está oferecendo US$ 1 bilhão (£ 637m ) para comprá-lo (assumindo que o Office of Fair Trading do Reino Unido não bloqueará a transação, é claro).

Todos os dias os meus feeds de notícias do Twitter e do Facebook estão cheios de imagens do Instagram, todos ostentando os bonitinhos filtros imitando Polaroids e bordas brancas irregulares adicionadas pelo APP para iPhone ou Android.

Ou, mais recentemente, o tilt-shift, que faz tudo na imagem parecer com uma cidade de brinquedo.

Não é só sobre o Instagram – outros softwares produzem os mesmos efeitos: Hipstamatic, Snapseed e, claro, os profissionais: Gimp, Photoshop e Lightroom.

Para mim, esses filtros estragam as fotos: eles atrapalham a imagem e distorcem a história que ela tenta contar. É chocante ver uma fotografia tirada alguns segundos atrás, no verão de 2012, que se parece com uma imagem da minha infância (sou da geração de 60).

E eles são um retrocesso. A tecnologia digital é incrível: você pode tirar fotografias surpreendentemente boas com o seu telefone nos dias de hoje. As lentes não são ruins, os sensores são OK também, e ainda assim nós parecemos querer voltar aos dias em que usávamos primitivas câmeras de 2 megapixels ou digitalizávamos antigas fotos de família.

A fotografia é um meio criativo. Recentemente passei uma manhã fascinante em um debate organizado pela Adobe questionando se o digital é somente tecnologia e nenhum talento. A resposta é não, é claro: há uma quantidade enorme de criatividade estimulada pelo software.

Atualmente não é apenas sobre as habilidades técnicas de controle de exposição e as habilidades artísticas que envolvem a composição, nem sobre as horas gastas no quarto escuro para produzir ampliações. Você pode criar imagens extraordinárias usando um software, e eu adoro as possibilidades que os softwares trazem para as imagens.

Eu sou uma fotógrafa amadora experiente, que tem idade suficiente para ter aprendido a arte da fotografia em uma antiga Pentax KX (que ainda tenho). Passei horas na quarto escuro aprendendo a revelar um filme preto e branco e criar ampliações em preto e branco.

Fiz cedo a transição, comprando minha primeira câmera digital em 1999, e não olhei para trás. Hoje uso uma Nikon D80 com uma lente 12-24mm e processo minhas imagens no Lightroom, muitas vezes trabalhando muito com as cores, contraste, exposição, saturação e outros parâmetros para obter o efeito que tenho em mente.

Mas para mim, o Instagram/ ​​Hipstamatic/ Snapseed etc. são a antítese da criatividade. Eles fazem todas as imagens terem a mesma aparência. Não necessitam de elaboração ou impulso criativo: um clique e está feito.

Há uma discussão interessante que sugere que o objetivo é fazer com que as nossas fotografias se destaquem entre os zilhões de imagens que são publicadas todos os dias: estamos lutando por autenticidade em uma época em que a grande quantidade de imagens, por definição, desvaloriza nossa fotografia?

Minha família tem uma série de álbuns de fotos de nossos antepassados, todos legendados e datados, que remonta ao século 19. A coisa surpreendente sobre fotografias antigas é a sua raridade: temos uma imagem da mãe da minha avó, que nasceu em 1840, e nós a valorizamos porque é insubistituível.

No entanto, as fotografias das minhas sobrinhas, suas tataranetas, são numerosas demais para contar. Quando você se depara com um volume muito grande de imagens, é tentador querer destacá-las da multidão e adicionar um filtro em apenas um clique aparentemente tem este efeito.

Além disso, adicionando uma falsa aparência de idade nestas fotos, na verdade também adicionamos uma história, uma longevidade à imagem que ela intrinsecamente não possui.

Mas, mesmo nesta era digital, cada imagem é especial, é preciosa, tem um significado, conta uma história . Cada imagem captura um momento no tempo – um casamento, um filho, um amigo fazendo uma cara bobo, o gato caçando um rato. Eu nunca vou parar de tirar fotografias, e nunca vou parar de compartilhá-las, e espero que você nunca pare de fazer isso também, todos vocês.

Para mim, o segredo de uma boa fotografia está na edição. Digital significa que podemos tirar centenas de fotos e escolher a melhor para compartilhar. Isto significa que podemos brincar com elas: podemos cortar a placa de trânsito à esquerda, podemos remover o ex-namorado da foto da festa, podemos melhorar e manipular cores, contraste, exposição para fazer uma melhor imagem ou transformá-la em algo além da captura cotidiana de um momento. Fotografias contam histórias; a pós-produção acrescenta a estas histórias.

Mas, como cada momento é diferente, assim também eu acho que são imagens destes momentos. Colocar um simples filtro faz com que todas possuam a mesma aparência, atrapalha e estraga a fotografia. Eu acho que é uma vergonha.

publicado por Kate Bevan in The Guardian, Julho, 19 2012
 
 
[Encontrar artigos de pessoas que pensam a fotografia é uma coisa rara. Em português então… É por isso que a partir de hoje e, de tempos em tempos, traduzirei artigos que me pareçam interessantes e os compartilharei com vocês aqui no blog. A ideia é explorar a visão de outras culturas sobre a fotografia hoje e suas implicações e prover acesso a ela para todos que não dominam o inglês ou o espanhol. Só não posso prometer artigos em mandarim ou russo, infelizmente.
Traduzo e compartilho únicamente artigos públicos, citando os devidos créditos e fontes. Se alguém se sentir lesado por ter seu texto traduzido e publicado, favor entrar em contato comigo através do email na guia TEM COLABORADORES e o mesmo será retirado do ar.
I just translate and share articles solely public, citing proper credit and sources. If someone feels wronged by having your text translated and published, please contact me via email on tab TEM COLABORADORES in the top of the blog and it will be removed.GC]

Comentários a: "O Instagram está acabando com a fotografia" (3)

  1. Interessante seu artigo mas eu pessoalmente não concordo pois acho que deu muito trabalho para a humanidade chegar ao nível de desenvolvimento técnico que nos encontramos hoje. Saber aproveitar estes recursos é um desafio que faz parte da nossa sociedade/época. É lógico que todo excesso é ruim, mas generalizar achando que que estes avanços técnicos são ruins só porque são possíveis, fáceis e gratuitos (muitas vezes)…
    Por outro lado essa questão não é importante para mim, acho que quem quiser usar use e quem não quiser, não use. O que importa é o resultado final se ele estiver dentro da proposta do artista/fotógrafo, tudo bem.
    Grande abraço a todos

  2. Thania said:

    Tah! E dai?

O você acha disso?

