Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Profissão fotografia TNF

É muito comum a fotografia ser confundida com arte. Muito embora alguns ‘artistas’ usem a fotografia como suporte, a fotografia como profissão é antes de tudo uma profissão criativa, e não artística. Tendo como princípio que o fazer arte supõe a criação espontânea do objeto artístico de acordo com a própria vontade do autor, a fotografia se trata de encontrar uma solução criativa para uma demanda imposta por outrem. Mas vai muito além disso.

O maior problema é que a palavra ‘arte’ carrega consigo uma aura de objeto divino e transforma tudo que está a ela associado em objeto igualmente divino, único e avesso à crítica. A arte produz medo nas pessoas. Elas temem serem avaliadas como ignorantes por não compreenderem algo que claramente ninguém compreende. O que é arte então? De um modo extremamente amplo, arte é tudo aquilo que é aceito pelo sistema da arte, ou mercado da arte.

Vincent Van Gogh viveu toda sua vida no ostracismo, incapaz de custear sua própria subsistência sendo financiado por seu irmão Theo até sua morte por suicídio em 1890. Em 1901, no entanto, suas telas foram expostas em Paris e hoje valem perto de cem milhões de dólares. Se Van Gogh nunca tivesse sido reconhecido como artista pelo mercado da arte, a despeito de suas habilidades técnicas e estéticas, teria sido tão somente um simples pintor. Van Gogh serve claramente como exemplo fazendo notar que arte nada mais é do que aquilo em que as pessoas em geral foram convencidas por alguém de que é arte. Hoje, devido principalmente a Marcel Duchamp e Andy Warhol, pode ser qualquer coisa.

A fotografia sempre foi aceita e praticada por muitos artistas, mesmo quando era duramente criticada. Degas, Cézanne, Gauguin, Toulouse-Lautrec e o próprio Van Gogh utilizavam a fotografia a despeito de modelos vivos como base para suas pinturas. E logo depois vieram Stieglitz, Strand, Moholy-Nagy e Rodchenko que usaram da fotografia como suporte. A fotografia vista e alardeada é esta de intenções artísticas, que está em museus, galerias, jornais e TV. É aquela fotografia praticada por amantes e entusiastas da fotografia, quando não tem a intenção de ser memória. Talvez se deva a isso confusão.

Não obstante, a construção fotográfica de qualquer tipo utiliza, ou deveria utilizar, conceitos emprestados da construção artística, da construção pictórica exatamente, como a plástica, a estética, a composição cromática, etc.

Fotografia não é arte

Minha intenção é esclarecer os aspirantes a fotógrafo que hoje vasculham a internet em busca de dicas de fotografia, cursos ou workshops como eu um dia já fiz e que cometem o erro de pensar que a fotografia é uma profissão que envolve apenas criatividade, erro que eu um dia também cometi, e acredito que muitas pessoas o fizeram e fazem.

Acreditem quando digo que fotografar é o que um fotógrafo profissional menos faz.

Um fotógrafo profissional é empresário, administrador, gestor e produtor. Ele é o dono da empresa, o presidente, o administrador, o responsável pelo marketing, o gerente de RH, o departamento financeiro, além de ser o fotógrafo, o editor de imagens e o SAC da empresa que é e se constitui dele próprio.

Ainda, porque tem mais, o fotógrafo profissional tem de estudar a fotografia, tem de estar atualizado ao que acontece no mundo fotográfico, ir a eventos, reuniões, almoços. Tem de comprar equipamentos, gerenciar o próprio estúdio.

E é bom que ainda sobre algum tempo pra própria vida. Admiro muito aquele fotógrafo que quando não está trabalhando está fotografando. Acho que é mito. Eu, particularmente, não quero nem saber de fotografia a esta altura.

Portanto, você que pensa em se tornar fotógrafo no futuro saiba que amor à fotografia é importante, mas não é suficiente. Pra viver de fotografia você terá que gostar de administração, de marketing, de conversar e conhecer pessoas. Terá que se acostumar com dores na coluna, dores de cabeça, estresse. Com muitos emails não respondidos, muitas decepções, muitos fracassos. Eu amo o que faço, mesmo assim. Se você acha que é capaz de amar também, boa sorte.

Anúncios

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: