Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Há exatamente um mês e 5 (cinco) dias, entrei como fotógrafa prestadora de serviço no jornal Diário do Nordeste. Como sabem, sou fotógrafa freelancer desde 2007 e em 2012 eu finalmente consegui abri minha empresa, meu escritório home office, emitindo notas, mas as contas aumentaram, a responsabilidade de um casamento bateu a porta. E por mais que eu esteja apenas prestando serviço (ou seja, sem carteira assinada) tenho tido uma experiência gigantesca lá dentro.

Depois desse lenga, lenga, acho que é bom eu explicar o porque desse meu artigo. Passei a minha vida inteira (exageradamente falando apenas da vida do TNF) falando que é sempre NECESSÁRIO (poisé, usei essa palavra, muitas vezes) que você escolha uma única área da fotografia para se especializar e conquistar o mercado mais facilmente. E foi aqui, no jornal que eu percebi que eu estava errada, não digo completamente errada, mas estava errada.

E como sou bastante fiel ao nossos leitores que muitas e muitas vezes encontram o TNF pesquisando sobre como entrar no mercado de trabalho ou como quantificar os primeiros jobs e etc, que eu tenho que me explicar antes de cometer a garfe de mudar de opinião sem me justificar e, principalmente, sem contar a minha história e experiência.

04

O mundo do fotojornalismo

Foi no mundo do fotojornalismo que percebi que existe um mundo de coisas que ainda podemos explorar antes mesmo de ser fotógrafo, em apenas uma semana me dei de cara com a fotografia de comida, de produtos, de lugares, de ruas, retratos e até pessoas mortas. A minha preferência continua a mesma, mas as vivências tornam as minhas críticas diferentes.

O fato de você ter várias pautas (que um freelar chama de job) em um único dia, te dar a possibilidade de conhecer pessoas novas, conhecer novos lugares, novas culinárias e entender melhor como funciona a nossa triste realidade política. Claro, não quero ser hipócrita e dizer que o trabalho no jornal é perfeito, porque não é (assim como nenhum é), mas é enriquecedor, principalmente para um fotógrafo que, como eu, acha (achava, no meu caso) que se escolher uma área da fotografia e se especializar nela, vai dar tudo certo.

Bom, a verdade é que as vezes dá. E dá muito certo para algumas pessoas, que têm a sorte de fazer o documento certo, na hora certa da forma certa, e encontra o jeito certo de divulgar, de vender e ganham muito dinheiro com isso. Mas eu percebi que é questão de sorte. Primeiro você tem que ralar e ralar muito, ter o pé no chão e não ter medo de errar, além de tentar sempre evoluir (diariamente, claro) e estar experto para absorver todas as dicas que seus colegas tem pra lhe dar.

Enquanto eu sonhava em ser professora acadêmica de fotografia (ainda sonho, ta?), uma professora me disse que se eu não fosse para rua primeiro, ganhar prática para não ser apenas uma professora de teoria (nada contra), eu jamais atingiria meu objetivo. E ela estava bastante certa, certa até demais. Não escolha de cara o que você “quer” trabalhar dentro da fotografia, procure fazer de tudo antes, o olhar aprimorado não  é apenas aquele que faz muitas vezes a mesma coisa, é, inclusive, bastante interessante aprimorar o olhar como um todo, criar opniões sobre o máximo de categorias da fotografia que você puder!

Dicas: Aceite os mais diversos tipos de jobs, e se você perceber que não fez ainda, por exemplo, fotografia de comida, faça em casa, produza, construa cenários, e teste muito, sem medo de errar,  e não algumas vezes, várias vezes. Só assim você se descobre, praticando.

Dedicado à galera do jornal que vem me ensinando muito!
Comentários a: "O mundo do fotojornalismo" (1)

O você acha disso?

