Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Esse é um tema que me fixou na ideia, por N motivos, mas principalmente porque gosto de usar a fotografia de várias formas, enxergando-a de vários aspectos e utilizando para parâmetros para possíveis análises. Não interessa se ela é documental, publicitária ou social, o que vale é o conteúdo, história e valor.  Nesse caso, atribuí o valor da pesquisa nela, e deu muito certo.

beijonatimessquareFamoso Beijo na Times Square (vestimentas, época, moda e cultura podem ser citadas nessa imagem)

Nós já entendemos que a fotografia é uma ferramenta de comunicação, mas a ideia de que a fotografia é uma ferramenta de pesquisa ainda está muito atrelada a prática banal, sem conceitos, sem entendimentos e muito menos as significações da prática. Entrar no google e procurar por imagens quando precisa desvendar mistérios, tirar dúvidas, conhecer, entender, explorar, pesquisar, é a primeira atitude em qualquer pesquisa que um estudante ou profissional (de qualquer área) faz, e faz de forma expontânea, natural, sem se utilizar de regras nem normas (claro que não é necessário regras e nem normas).

O que muitas pessoas ainda não perceberam é que a imagem é a prova de algo (verídico ou não), mas sempre por tras de uma fotografia há uma história, há um contexto. Seja de uma época, seja de uma pessoa, seja de algum fator acontecido. E, mais uma vez (como falei anteriormente), muitos de nós não sabemos como nos apropriar dessas histórias para as nossas pesquisas.

Johnlenoneseucãodecadade40

John Lennon e seu cãozinho, década de 40

É diante de um vasto acervo imagético (a internet, claro) que temos acesso a quase todas (se não todas) as fotografias, sejam elas histórias com milhares de conceitos e valores tradicionais, ou sejam elas meramente banais. Como pesquisadora posso afirmar que o fato de encontrarmos mais facilmente (e de forma bem solta) essas imagens, não significa que dificulta ou facilita a pesquisa, levando em consideração o conteúdo e as legendas atribuídas e onde você encontrou determinadas imagens,  de nada vai adiantar se você não souber interpreta-las de forma correta, encontrar os rastros, os resquícios de história, as veracidades, o contexto da fotografia para com a época. E para isso, tanto faz se a fotografia é digital, encontrada em meios internéticos, ou física, encontrada em livros (onde sempre damos mais valor e por consequência, credibilidade).

presidentedilma

Presidente Dilma respondendo a um interrogatório no Rio de Janeiro (observem os policiais tapando os olhos)

Para essa tal prática (pesquisa), as habilidades com a fotografia mudam um pouco, o olhar crítico precisa ser aguçado, a interpretação necessita de uma malícia a mais, e nem sempre, um bom fotógrafo é um bom pesquisador, por justamente ter essa diferença de olhares entre eles.

É interessante também ressaltar, que muitos pesquisadores (que se apropriam da Fotografia como ferramenta de pesquisa) nem são fotógrafos, nem muito menos, da área da comunicação, muitos deles são sociólogos, antropólogos, psicólogos, ou simplesmente (não tão simples assim) pesquisadores. A área da pesquisa vem sendo cada vez mais valorizada, a pesquisa acadêmica em si, nem se fala, e foi por isso que resolvi me adentrar nesse assunto, pesquisar, organizar as ideias e montar um curso lindo para quem quisesse interesse.

policialBillNortonem1922

O policial Bill Norton medindo se a altura da saia da moça era a altura permitida (Washington, D.C – USA)

O projeto do curso ainda está em andamento, e por isso, locais e datas eu divulgarei em breve, mas, para quem tiver interesse, é só mandar o contato para o email helosaraujo@gmail.com, e receber mais informações. 

Anúncios

Comentários a: "A Fotografia como ferramenta de pesquisa" (1)

  1. […] comentamos sobre esse assunto em um outro momento aqui, no TNF, e tive um retorno bacana, principalmente via email, sobre o tema. […]

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: