Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Muitos amigos da área me perguntam como fazer para atingir o público, se mostrar, usar direito as redes sociais e o principal: Sem ser agressivo. Da ultima vez que falamos sobre isso, foi tirando uma dúvida da leitora Vanessa sobre como fazer para conquistar os seus primeiros clientes, que na verdade, onde encontrar seus clientes antecede a essa ideia. Primeiro a gente encontra, depois a gente conquista. E foi pensando nisso que resolvi dar continuidade a essa ideia.

rachel-fotografia-temnafotografia6

Onde encontrar seus clientes?

Essa é realmente a primeira pergunta que todo profissional da fotografia faz quando decidir seguir essa carreira. Aliás, eu acredito que seja a pergunta que todo profissional Freelancer faz quando decidi seguir o mercado, não é? Eu sempre venho com aquela questão “decida primeiro qual estilo da fotografia seguir” porque é essa a questão que vai definir qual o seu público alvo.

Eu posso estar sendo repetitiva no que estou dizendo agora mas é realmente uma questão muito importante a se resolver. Se você sair por aí fotografando tudo e todos para mostrar serviço, durante um tempo você vai estar ganhando até uma graninha boa, mas depois ninguém vai mais entender o que exatamente você faz (o que já é complicado de explicar muitas vezes), então o foco existe para isso, ironia a gente pensar que muitos fotógrafos não tem focus, não é?

heather_stockett_temnafotografia_bebe5

Pense mais a respeito, avalie as suas qualidades, compare as suas fotografias, e o principal, pense em tudo o que você já passou na sua vida – Por quê? É a sua história e as suas vivências que mostram quem você é, o seu olhar, do que você realmente gosta e o que você realmente quer fazer da sua vida. O que tem a ver uma pessoa que já fez muitos trabalhos voluntários resolver trabalhar com fotografia de criança? O que tem a ver uma pessoa que já foi modelo resolver trabalhar com fotografia de moda? E por aí vai… Não deixe passar nenhum detalhe da sua história, da sua vida, cada detalhe dele é de extrema importância. E se você for como eu, que fez as coisas mais variadas possíveis em sua vida, escolha simplesmente aquilo que lhe faz se sentir melhor!

E depois de tudo isso, quando você tiver de saco cheio de falar para todos os seus amigos o que finalmente você quer fazer com a fotografia, alugando os ouvidos dos amigos, do namorado, da namorada, do esposo dos pais e até do papagaio, você pode contratar um profissional do Markting para lhe ajudar / encontrar /conhecer o seu público alvo.

O que acontece muito (em todas as áreas) é que muitos profissionais acham que sabem tudo sobre o seu cliente, e como fotografia é realmente algo que agrada a todos, você sempre vai ter um cliente aqui e ali de todos os públicos possíveis (pode apostar) mas fazer o seu nome no mercado desse jeito é complicado.

mert and marcus temnafotografia

Aqui eu deixo uma dica muito importante que faz parte da minha história (sofrida/dramática) de vida: Procure o foco. Aposte no que você realmente gosta de fazer com a fotografia. E vá a luta de descobrir quem é seu alvo. Nunca tenha certeza de nada, teste, se questione sempre, procure outros profissionais e, então, vá a luta. A vida não tá fácil para todos, e nós temos que surpreede-la sempre.

Comentários a: "Profissão Fotografia: Onde encontrar seus clientes?" (2)

  1. […] (porque fotografia não é fácil, meus queridos), quando você já definiu seu público alvo e sabe aonde encontrá-lo é a hora de se apresentar, de se fazer notar. Na fotografia não existe currículo, esqueçam […]

  2. Excelente post!
    É muito importante construir um roteiro de atividades para a conquista dos clientes, independentemente da profissão em questão, porque é necessário escolher e encontrar o público correto para, então, tentar cativá-lo… Parabéns pelo post!

O você acha disso?