Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

O que essas três fotógrafas tem em comum? Eu imagino que vocês já sabem a resposta: O Olhar. Uma resolução super clichê com uma forma nada criativa de se desenrolar uma história, confesso, mas, com lindas fotografias como as dessas três fotógrafas, Who Cares?  Semana passada um artigo meu foi publicado no Fotografe Uma Ideia falando justamente sobre como a fotografia consegue mudar vidas, essas fotógrafas foram totalmente tocadas pela fotografia e pelo olhar, o sentido da vida foi completamente absorvido pela capacidade de percepção que hoje, elas têm. Cada detalhe acaba ganhando um novo sentido, um novo valor, e isso é lindo!

Três olhares, três fotógrafas

Linda Raymond, Dona Yamazaki e Claudia Fernandes. Três fotógrafas que se dedicam diariamente a fotografar as coisas simples do dia a dia de forma diferente, de forma singela, criativa e delicada. O olhar de cada é diferenciado basicamente pelos seus subjetivos, suas próprias histórias e vivências que fazem com que cada uma dessas histórias sejam contadas de forma diferente.

Linda Raymond

Essa é francesa, nascida em Montreal começou a levar a fotografia a sério a 3 anos. Desde então, carrega a câmera para todos os lugares que vai. Os seus principais modelos são seus gatos, seus filhos, sua vida. Na profissão, faz retratos, fotografia de família e comportamento.

lindaraymond-temnafotografia-estilodevida

lindaraymond-temnafotografia-estilodevida2

lindaraymond-temnafotografia-estilodevida3

lindaraymond-temnafotografia-estilodevida4

lindaraymond-temnafotografia-estilodevida5

 

lindaraymond-temnafotografia-estilodevida6

 

Dá pra perceber em sua galeria que Linda é uma pessoa caseira, que adora fazer as coisas em casa, que curte o clima frio com a família e que dá valor as pequenas coisas da vida.

Dona Yamazaki

Nascinda em Taiwan e residente em Tokyo, Yamazaki tem um olhar diferente de Lina – Começou a fotografar quando a filha de sua amiga nasceu, e desde então não parou de documentar tudo o que faziam, o diferencial disso tudo é que ela usa câmeras como polaroid, filme, completamente analógico. E o que faz toda a diferença, né? Essas fotografias que escolhi, foram clicadas por Dona com uma Hassselblad 500cm.

donayamazaki-temnafotografia-polaroid

donayamazaki-temnafotografia-polaroid2

donayamazaki-temnafotografia-polaroid3

donayamazaki-temnafotografia-polaroid4

donayamazaki-temnafotografia-polaroid5

donayamazaki-temnafotografia-polaroid6

Com um olhar e estilo de vida completamente diferente de Linda Raymond, Dona Yamazaki gosta de sair de casa para fotografar, do ar fresco e do cheiro do campo. Incrível como as fotografias podem falar bastante de uma pessoa.

Claudia Fernandes

Já a Claudia conheceu a fotografia muito cedo. Foi uma daquelas crianças que sempre tinha uma câmera na mão e fotografava sempre tudo. E cresceu com esse costume. Fotografando as amigas, a família, as ruas, a vida, seus dias, e suas atividades. Nascida em Lisboa, a portuguesa hoje vive na Alemanha, em Berlin. Tão analógica quanto Dona Yamazaki e não tão caseira quanto Linda Raymond, Claudia passeia entre esses dois estilos de vida, porque na verdade, o que Claudia quer é fotografar. Uma Jornalista que passou a ser Copywriter, não deixa nada escapar de suas lentes analógicas.

claudia_fernandes-temnafotografia-autoretrato

claudia_fernandes-temnafotografia-autoretrato2

claudia_fernandes-temnafotografia-autoretrato3

claudia_fernandes-temnafotografia-autoretrato4

claudia_fernandes-temnafotografia-autoretrato5

claudia_fernandes-temnafotografia-autoretrato6

 

Entre visões internas e externas, Claudia Fernandes acaba se diferenciando pelos seus autoretratos, que dão um novo rumo as suas imagens analógicas.

Com qual das três você se identificou mais?

O você acha disso?