Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Muitos nem entendem direito o que você faz (meus pais, por exemplo), mostrar o que você faz, como você faz e pra quê você faz é bem complicado. Ser freelancer já é complicado de modo geral, ser fotógrafo é ainda pior. Para muitos fotografar é apenas ter uma câmera, diversão e hobbie. E com tantas outras dificuldades se mostrar para o seu público é mais um desafio!


helosaaraujo-gestante

 Profissão Fotografia: Qual a sua área da fotografia?

Depois que finalmente decidi ser fotógrafa (a primeira fase difícil), muitas outras fases surgiram, assim como inúmeras crises financeiras e psicológicas (intermináveis até hoje). Em meio a essas crises vieram muitas aprovações, tanto pessoais como do próprio mercado. E foi assim que percebi que não adianta mais sair atirando para tudo que é lado, é necessário se definir dentro da área, escolher a sua categoria, entender o seu público alvo, definir estratégias de marketing, comunicação visual e estilo. E não pense que depois é só correr para o abraço, não é tão simples assim.

tumblr6

Escolher a sua área dentro da fotografia é bem complicado. Perceba que cada área da fotografia tem o seu próprio público alvo, e dentro de cada categoria dessa você tem que pensar diferente. Se você resolver escolher mais de uma área, então você vai precisar de mais de uma estratégia!

Uma das minhas categorias é fotografia Newborn, Gestantes e Nascimento.  Depois de muito tempo trabalhando, percebi que eu estava procurando meus possíveis clientes nos lugares errados, de forma errada com as pessoas erradas. Percebi (por intermédio da minha garota propaganda favorita Lígia Nottingham) que meu público encontra-se na classe alta, elitizada, que adora atualizar as fotos de família, que prefere contratar uma profissional do que tirar fotografias amadoras em casa e que gasta com um lindo álbum de fotografar mês a mês do seu bebê.

boa

Lembrando que essa é apenas uma das minhas categorias, ou seja, são várias análises e estratégias para desenvolver. Dessa forma, deixo aqui a minha dica: Procure se encontrar dentro da fotografia, e depois de se encontrar, encontre o seu público alvo, gaste um pouquinho com profissional da comunicação para lhe ajudar a divulgar o seu trabalho de forma correta, faça um site com seu nome ou da sua empresa, gaste, invista e corra atrás, o mercado está apertando, somos muitos e se você não escolher o seu estilo a tempo, ‘fazer de tudo’ não ajudará!

helosaaraujo-gestante

Boa sorte com a sua história e depois venha me contar como foi a sua experiência! 😉

Comentários a: "Profissão Fotografia: Qual a sua área da fotografia?" (3)

  1. Boas dicas. O difícil para mim é escolher alguma coisa, e depois de escolher, ficar nesta área ou escolha por muito tempo. Isso se refere a tudo ou quase tudo na minha vida. Outro detalhe é escolher algo que “dê dinheiro” já que estamos falando disso, dinheiro. Dentro do que é possível fazer, tem muita coisa que me interessa. Macro, foto arte, paisagens etc. Acho que o problema vai ser definir um público alvo para esse trabalho.

    • É verdade! É muito difícil, mas é bastante necessário. Essa semana minha mãe falou “ta bom de você decidir o que você quer da sua vida”. Então n˜åo basta escolher a fotografia, tem que praticar a lei da “especificação”. 😉 Boa sorte, amigo, espero que dê tudo certo com a sua história!

  2. […] estudar e estudar mais um pouco (porque fotografia não é fácil, meus queridos), quando você já definiu seu público alvo e sabe aonde encontrá-lo é a hora de se apresentar, de se fazer notar. Na fotografia não existe […]

O você acha disso?

