Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Sempre começo o texto explicando para vocês do que se trata o nosso Fotografia da Semana por uma questão ética mesmo, mas dessa vez eu já vou confiando que vocês já estão experts em tudo o que acontece por aqui e já sabem como funciona!

Fotografia da Semana

Para selecionar a Fotografia da Semana eu utilizo três critérios básicos: Motivo, Conteúdo e Composição.  As imagens que mais se destacarem nessas três categorias eu escolho para publicar por aqui. Dessa vez a seleção foi um pouco mais difícil, mas eu conto para vocês a minha história – Tiago Lourenço publicou várias e lindas fotografias e me deixou em uma situação super difícil na hora de escolher apenas uma imagem, quase mudei o título do posto para “FotografiaS da Semana”, então, além dessas três regrinhas para a escolha da foto utilizei também a minha subjetividade .

Essa é uma imagem Sem Título da galeria do Tiago, o que dá mais ainda um mistério por trás da história que podemos contrar através dela, mas essa foi o segundo detalhe que percebi, o primeiro foi a cor. Não sabemos ao certo se uma névoa, desastre, filtro, sabemos que exatamente alí está tudo deserto e abandonado. Dá para perceber que a foto está muito bem enquadrada, porém o poste pequeno com uma placa qualquer (o que é outro detalhe) está torto, o que mais uma vez leva para o lado do abandono. Com tantas histórias no final do ano de 2012 de um possível fim do mundo e com tantos desastres naturais decorrentes esse cenário virou inspiração para muitos filmes e series, o que nos mostra toda uma tendência voltado para esse lado.

Mas o grande lance é  o corrimão que nos direciona o olhar para uma pessoa que acaba de abandonar o local e parece ter encontrado uma luz ou solução lá na frente. Esse mesmo direcionamento acaba brigando com o poste torto que comentei, com a placa que rebate a luz de outro poste grande que não aparece, mas sabemos que ele existe e é algo ainda mais importante do que tudo isso e está a direita. Os fios que saem desse poste maior também funcionam como uma teia de transporte de informações que são distribuidas por toda a composição da imagem, que é muito linda, né? Toda essa comunicação dos postes, corrimão e a pessoa é o que movimenta a imagem, fazendo dela algo nunca monótono, nunca enjoável e sempre interessente, cada vez que você olhar para essa imagem, você pode interpretar de uma forma diferente! Parabéns Tiago Lourenço pelo belíssimo trabalho!

fotografiadasemana-tiagolourenço-análise-temnafotografia

Fotografia: Tiago Lourenço

Anúncios

Comentários a: "Fotografia da Semana: Tiago Lourenço" (6)

  1. Obrigado Helosa,
    a visão que você tem sobre a fotografia é muito intrigante. Fico muito grato ao ver meu trabalho sendo analisado por ti.

    Sua inspiração contagia !

    Obrigado

    • Eu fico muito feliz pela sua participação no nosso flickr, mas fico ainda mais feliz por ter gostado da minha análise. É difícil fazer as pessoas entenderam do que se trata essa análise, pois sou a favor de todos os tipos de olhares e composições! Aqui você sempre será bem vindo! Abraços!

  2. Crislaine. said:

    Essa foto foi tirada em uma vila chamada, Paranapiacaba. Que em tupi guarani significa : Lugar de onde se vê o mar. Eu morei 11 anos nesse lugar, e é um lugar turístico. E isso não é , névoa, desastre, e nem filtro e sim NEBLINA. Essa vila está conservada com o jeito, das antigas vilas inglesas. Essa vila tem um ar de mistério, ou pra alguns “assombrado” durante a noite. É um lugar lindo, que vale a pena conhecer. Fiquei extremamente feliz em ver essa foto. *-*

  3. […] é a primeira vez que o Tiago Lourenço passa por aqui! Da outra vez falamos de uma fotografia sem título que ele adicionou no nosso grupo TNF do flickr, cheia de mistério, textura, que na verdade tinha […]

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: