Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Essas dúvidas e discussões sobre esses temas era algo que eu sempre quis fazer desde a graduação e ainda não deu tanto certo, tô vendo que esse pode ser um ótimo caminho, pelo nosso querido Tem Na Fotografia! A vida da gente tá tão corrida que as conversas sobre trabalho também acabam ficando mais cansativas. Semana passada, uma leitora nossa, a Vanessa, deixou bem claro as suas dúvidas e dificuldades e eu achei bastante interessantes de discutimos os temas.

Mariesol-Fumy-clientes-fotografia-profissao-temnafotografia-helosaaraujo


Como fazer para conquistar os primeiros clientes?

Vanessa é uma profissional da fotografia principiante e tem (além de algumas dúvidas) insegurança para conquistar os primeiros clientes pagantes de sua tão sonhada carreira de sucesso. Para ela, mesmo com todas as redes sociais disponíveis FREE acesso, divulgar o trabalho para o público certo, mostrando serviço, mostrando-se competente, pela primeira vez é complicado. Ela não sabe ao certo como proceder e já está ansiosa para ver sua agenda toda lotada com grandes cases de sucesso!

Mariesol-Fumy-clientes-fotografia-profissao-temnafotografia-helosaaraujo

A verdade é que a nossa profissão não é bem assim, tão fácil. Algumas vezes temos até que contar com a sorte! A sorte de ter um trabalho publicado em alguma revista, site, ou exposição de sucesso, a sorte de ser reconhecido pela pessoa certa na hora certa. Não se trata apenas de ficar twitando tudo o que faz, ou publicando fotos 24 horas no instagram. Além de todo um investimento (equipamentos caros e de difícil acesso) financeiro é necessário tempo extra para investimento no marketing pessoal (que algumas vezes também é pago).

Mariesol-Fumy-clientes-fotografia-profissao-temnafotografia-helosaaraujo

E é esse marketing pessoal que muitos profissionais da fotografia acabam contratando empresas de consultoria, planejamento, e etc para a escolha do ponto, nome fantasia, estratégias e tudo mais. Outras vezes (a grande maioria) é muito bem investida em redes sociais – Quando um fotógrafo sabe usar muito bem esse tipo de mídia (principalmente o twitter, na minha opinião), vai longe!

É importante lembrar que além de você, profissional, e dos seus clientes, jobs, existem seu colegas de profissão que merecem todo o seu  respeito, ética e bom senso (mesmo que redundante), isso conta uns mil pontos a mais no seu currículo!

Mariesol-Fumy-clientes-fotografia-profissao-temnafotografia-helosaaraujo

Espero ter aberto um pouco mais as ideias da Vanessa e que isso ajuda bastante no trabalho dela! 😉 Boa sorte, querida!

Fotografia: Mariesol Fumy

Anúncios

Comentários a: "Profissão Fotografia: Como fazer para conquistar os primeiros clientes?" (3)

  1. Vanessa said:

    Como sempre um excelente post 😉 o que eu tenho feito também é tentado conversar com profissionais mais experientes, acho uma forma válida de aprender um pouco mais sobre o trabalho como fotógrafo. Além disso, acho importante aceitar trabalhos que nos sentimos áptos a realizar. Não acho legal dar um passo maior do que a perna e fazer um trabalho meia-boca. Acho que nesse ramo reputação é importante. 🙂

  2. […] Da ultima vez que falamos sobre isso, foi tirando uma dúvida da leitora Vanessa sobre como fazer para conquistar os seus primeiros clientes, que na verdade, onde encontrar seus clientes antecede a essa ideia. Primeiro a gente encontra, […]

  3. Ola, procuro muito sobre esse tema, leio e leio bastante. Meu problema não é equipamento, nem nada do tipo… as vezes não consigo encontrar respostas, para as minhas perguntas, sei la ..
    Fico desorientada..
    Estudo na escola de imagem de belo horizonte.. Acho que minhas dúvidas tirarei aqui, mas muitas continuaram.. mas, é bom ver e saber que existem pessoas com as mesmas dúvida.

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: