Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Eu já começo esse texto afirmando que não podemos mais confiar mais em ninguém nos dias de hoje. Isso já responderia a pergunta a cima, não acha? Mas a nossa conversa é bem mais complexa do que essa simples relação pergunta/resposta.

fotografiaeburocracia-notemnafotografia-helosaaraujo

Profissão Fotografia e a Burocracia

Como estou passando por uma eterna (exagerada como sou) crise de identidade profissional, vocês ainda vão me ver muito falando sobre os conceitos de  profissionais da fotografia. Mas mesmo sem crise alguma, esse é um conceito que vem mudando a cada dia. Seja pelas novas categorias criadas dentro da fotografia, seja pela necessidade de aprovação que alguns (muitos) fotógrafos têm, ou seja, simplesmente pelo mundo efêmero que vivemos. Já discutimos sobre O que é ser Fotógrafo, e hoje não quero mais entrar nessa conversa, vamos apenas pensar de forma mais ampla.

Conforme a vida e conceitos de um profissional da fotografia vão mudando, a forma de trabalhar muda também. E não só isso, os pensamentos mudam, os projetos vão perdendo consistência, e principalmente o tempo encurta, e encurta de uma forma que você perde mesmo o controle total da situação.

fotografiaeburocracia-notemnafotografia-helosaaraujo

Manter uma linha formal, com contratos, notas fiscais e um sistema totalmente burocrático não era para fazer parte de um profissional tão criativo como é um fotógrafo. A rotina de um fotógrafo já é uma rotina totalmente diferente de alguns profissionais criativos, imagine de profissões tradicionais! Burocracia não é uma palavra muito querida para nós, se fosse, não seríamos fotógrafos.

fotografiaeburocracia-notemnafotografia-helosaaraujo

Mas é preciso. Final do ano passei por um perrengue que eu prefiro nem contar em detalhes para vocês, mas a única coisa que eu me arrependi foi de não ter feito um contrato. Precisamos cuidar não só dos direitos autorais das nossas fotografias, mas do nosso tempo, de um tempo que foi assegurado para uma determinada função ou tarefa, de um trabalho, ou melhor, um job.

fotografiaeburocracia-notemnafotografia-helosaaraujo

Procure modelos de contratos no google, converse com um contador, aprenda a emitir Notas Fiscais pela prefeitura, ou quem sabe solicitar um CNPJ para o seu escritório / estúdio e emitir quantas Notas Fiscais forem necessárias? Cuide do seu nome, da sua profissão e aproveite para respeitar os colegas de trabalho. No dia em que todos nós fizermos isso, a nossa profissão será mais valorizada e melhor paga (o que também não seria ruim, né?).

Fotografias: Isabel Daniel

Advertisements

Comentários a: "Profissão Fotografia: Contratos, notas fiscais, e burocracias são mesmo necessárias na nossa profissão?" (2)

  1. joão gabriel desiderato said:

    Olá, achei muito interessante seu post, porém, acredito que, como estagiário de advocacia que sou, a melhor forma de resguardar seus direitos, inclusive para eventuais cobranças judiciais, é contratar um escritório de advocacia, que cuidaria de toda a parte burocrática de contratos, nota fiscais e ainda, caso você não receba o valor pactuado com seu cliente, ainda pode se valer da via judicial para recebimento eficaz.

    Um abraço e boa sorte, adoro seu blog, seu trabalho e suas postagens.

    • É verdade João, esse também é um ótimo caminho/saída para facilitar os estresses no dia a dia do trabalho! Fico muito feliz com a sua sugestão e por gostar do Tem Na Fotografia! 😉 Fique a vontade, sempre!

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: