Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

glauguarinos-fotografia-da-semana-no-temnafotografia

Infelizmente na semana passada não tinha condições de publicar a Fotografia da Semana, para quem leu o artigo de quarta vai entender meus motivos.

Mas falando de coisas boas, muito boas, a fotografia da semana escolhida foi a de  Glau Guarino participante do nosso lindo grupo no flickr  há pouco tempo, mas já mostrou suas lindas imagens e interesse em mostrar o seu talento. Como sabem, iniciei esse singelo projeto não para analisar os olhares fotográficos, nem para ficar julgando o trabalho de ninguém, faço sim uma breve análise (e não crítica) mas com o grande interesse de conhecer novos rostos e abranger nossos conhecimentos (o que é do objetivo de todos nós, não é?).

E diante de tantas e tantas fotógrafos famosos que passam por aqui e por mais zilhões de blogs sobre fotografia, porque não falar de nomes ainda em um quase anonimato. A Glaucia Andrea Guarino, mais conhecida como Glau Guarino não está tão no anonimato assim, assim como todos que amam fotografia e gostam de mostrar e divulgar seus olhares, tem um flickr inspirador. E diante de tantas lindas imagens que a Glau deixou no nosso grupo, escolhi essa pela temática do natal e tempos festivos. Querendo ou não uma única folha caída no chão sob o seu próprio reflexo, denomina uma passagem, uma virada, um período que acabou e que já abriu portar para outros. Além de uma macro, que como é da própria técnica ser marcante, a folha bem nítida, com suas lindas gotas ao redor, mostrando ter passado pelos seus tempos difíceis, talvez, de chuva. Linda e poética, assim como o olhar da autora.

Mas não estamos falando de uma fotógrafa profissional, apesar da sua paixão pela fotografia, Glau atua na área da psicopedagogia e do artesanato. Eu posso afirmar que a paulistana Glau Guarino é, além de uma psicopedagoga e artesã, uma amante da fotografia cheia de romantismo! E não falo isso apenas por suas lindas imagens – Quando fiz minha entrevista de rotina para este tipo de publicação, quando perguntei ‘O que é fotografia para você?’ a Glau simplesmente recitou um poema que adora de uma ótima fotógrafa. É quando a gente vê os devidos valores e importâncias. A poética da fotografia foi enxergada de forma muito clara pela paulista que marca o penúltimo Fotografia da Semana do ano!

Poema de Adélia Prado – Fotografia

Para mim, não ha explicação melhor do que desejo como fotografa amadora.
Fotografia é ser capaz de deter a técnica e o conhecimento, é estudar, pesquisar;

mas para mim é imprescindível saber temperá-las com o olhar.

Saber olhar o momento na fotografia pra mim é essencial -quero ser capaz de captar o raro, o belo,o terno, o engraçado, o sentimento, o profano e o divino da vida humana e suas relações.

Pra mim, fotografia é mostrar o que está diante de todos nós, de nossos olhos, de nossa percepção – mas que não foi notado.
Quero o momento que passou desapercebido, mas que estava palpável e presente, diante dos olhos de todos…quero os olhos de Adélia Prado

Eu quero o que ele viu e aceitou corajoso,
os olhos cheios d’água sob as lentes.

In Bagagem – de Adélia Prado
Advertisements

Comentários a: "Fotografia da Semana – Gláucia Guarino" (2)

  1. fiquei emocionada!!!!!!!!!! 🙂
    melhor presente de natal, não há!

  2. Owwwn… Que bomm que você gostou, Glau!!! :D:D Um abração pra você! 😉

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: