Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Quando passamos por um momento mais difícil acabamos deixando tudo de lado e nos concentrando apenas na escuridão que estamos passando. Há oito dias perdi uma pessoa muito importante para minha vida: minha tia querida. E além de todas as milhões de preocupações que isso gera, a maneira como ela partiu me fez ver a vida de forma diferente. E foi analisando as coisas de outra perspectiva, que resolvi fazer uma reflexão sobre as relações entre a Fotografia e a Morte.

Ainda durante meu curso de graduação em Publicidade e Propaganda, enquanto estudava fotografia e participava dos grupos de pesquisa, me interessei sobre essa reflexão quando um professor muito querido, Wilton, mencionou a frase: “Uma das faces da fotografia é a morte”.

sebastiao-salgado-2

A MORTE

Para entendermos melhor, vamos analisar os dois assuntos separadamente – A morte para sociedade é a representação de um fim ou de um começo. É a partida, a despedida, as marcas e as feridas gravadas em um nome e identidade. Para muitos ainda, é uma história que se encerra para dar abertura a outras que ainda começarão. A morte ainda, pode ser um ícone fantasmagórico com várias imagens atribuídas ao momento e pessoa (ou pessoas). E os rituais que com ela se agregam só fazem do drama ainda mais temático e histórico. A morte não deveria ser violenta, mas para muitos acaba sendo, violento, agressivo e brutal. Como bárbaros lidamos com algo que sabemos que é do natural da humanidade, e como humanos escrevemos histórias sem lembrar que um dia, de alguma forma, ela acabará.

sebastião-salgado-fotografiaeamorte-no-temnafotografia

A FOTOGRAFIA

A fotografia, analisada apenas como técnica, tem o objetivo de capturar um determinado momento em instantes, segundos. E dentro desse simples objetivo existem várias e várias teorias e estudos que nos levam ao nosso ponto de partida: A Morte.  A idéia de congelar um momento e nunca mais poder vivê-lo novamente é uma idéia que se aproxima muito do conceito de morte, do The End final (bem redundante mesmo).

O que deu uma maior ligação da fotografia com a morte, depois de todas milhares de reflexões que foram feitas sobre o assunto, foram os conceitos dados vindos da linha jornalística. O fotojornalismo e o P&B que dramatizaram os objetivos da fotografia, que a fizeram ainda mais conceitual, séria e cheias de informações. O trabalho de Sebastião Salgado, por exemplo, totalmente ligado com rituais, mortes, histórias, cheios de pontos finais, totalmente envolventes com o tema que estamos abordando.

Salgado06

O TEMPO

O que une essas duas grandiosas perspectivas, Fotografia e Morte, sem dúvida é o tempo. Por mais que passemos horas e horas lembrando de várias e várias histórias que nos aconteceu, o tempo nunca volta. Já tentou reunir os mesmos amigos em uma determinada situação? Nunca vai ser da mesma forma. Já tentou refazer a mesma fotografia em uma outra situação? Isso jamais se repetirá. O tempo é o determinante para vários aspectos da vida, mas principalmente é ele que toma de conta das nossas memória e sentimentos que envolvem a fotografia e a morte. Após fotografar um acontecimento, aquilo ficará para sempre registrado seja digitalmente ou analogicamente, para nunca mais voltar.


Fotografias: Sebastião Salgado 

Anúncios

Comentários a: "A Fotografia e a Morte" (4)

  1. […] na semana passada não tinha condições de publicar a Fotografia da Semana, para quem leu o artigo de quarta vai entender meus […]

  2. […] pequenos acontecimentos e sofrimentos, aprendemos muitas coisas com a vida! Aprendemos que temos que fazer o que se pode ser feito hoje, […]

  3. […] todos esses sentimentos ruins, o que eu mais vejo é a morte. Vocês lembram quando escrevi sobre a Fotografia e a Morte? Então, aqui elas se relacionam de novo, de uma outra forma, sutilmente. A morte, a despedida, a […]

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: