Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Documentar fotograficamente é como resgatar e trazer a tona tudo o que há de melhor em alguém, ou em uma cultura, região, determinada comunidade ou até estilo de vida. Por isso, quando falarem que uma fotografia se trata de uma documentação, ou uma fotografia documental é interessante saber dos três dados importantes: Quem, quando, onde.

Gustavo-Jononovich_fotografiadocumental-temnafotografia-helosaaraujo

Eu venho observando que o texto está cada vez mais dispensado para “leitores” , a imagem deve falar tudo e se não entender, passa pra frente, e não é bem assim que as coisas devem andar. Se uma fotografia tem o objetivo de documentar, registrar algo, ela também deve ter a preocupação de informar textualmente para fortificar esse estilo que é característico do Jornalismo, da mesma forma que o “leitor”,  como um bom leitor deve exigir essa troca.

Um fotógrafo documental não vai passar horas e horas, fotografando, sem entender minuciosamente do que se trata, o entendimento dele vai interferir completamente no resultado da imagem, e isso é o que dá vida a imagens como essas de Gustavo Jononovich, um incrível fotógrafo que documentou fotograficamente sobre os danos que o petróleo causa na Argentina, teve suas imagens ganhadoras do segundo lugar no prêmio mundial Sony de Fotografia (Sony World Photograph Awards 2012) e conseguiu passar através de suas imagens uma linda mensagem, como uma ferramenta de busca de paz, cuidados e amor. Um ótimo exemplo de profissional, de história, de garra e de uma boa fotografia documental.

Gustavo-Jononovich_3600_402

Gustavo-Jononovich_4600_402

 

Gustavo-Jononovich_5600_402

Gustavo-Jononovich_7600_402

Gustavo-Jononovich_8600_402

Gustavo-Jononovich_9600_402

Gustavo-Jononovich_10600_402

Gustavo-Jononovich_11600_402

Gustavo-Jononovich_13600_402

Gustavo-Jononovich_14600_402

Anúncios

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: