Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Semana passada eu publiquei sobre um evento Olhares Refletidos que ía acontecer no dia 17/10/12 no IFoto, e no dia  (noite) do evento, lá estava eu, uma fotógrafa que vive em função dos jobs de cada dia para pagar o pão de todas as refeições, diante de um olhar surpreendente e de algo mágico que estava para acontecer!

Para quem ainda não me conhece, sou apaixonadas por culturas, etnias e quando se fala de cultura indígena, meus olhos brilham, e o trabalho do Renato Soares é fortemente ligado a tudo isso e muito mais. Cheguei meia hora atrasada e dei de cara com seu vídeo de fotografias passando na sala do IFoto, com luz apagada, o vídeo estava quase no fim, e quando acabou, Renato começou a falar, e aí que a magia começou.

renatosoares-no-temnafotografia

O mineiro, contou sua história, falou do seu trabalho, da sua relação com os índios e como os negócios fotográficos acontecem para ele. Eu, em meio a uma crise profissional, enchi meus olhos de lágrimas. O artista fotográfico faz da fotografia o que ele quer (copiando suas palavras) sempre respeitando a autoria do fotografado, é apaixonado por etnias desde criança (quando adorava brincar de índio).

Vive de projetos e tem em média 5 projetos aprovados por ano (isso é muita coisa), já publicou vários livros e tem suas imagens vendidas em um banco de imagens conhecido, é o Pulsar Imagens um banco de SP conhecido por valorizar as fotografias com um forte assunto cultural e étnico (que por sinal, é uma ótima dica para quem tiver imagens interessantes criando poeira no HD externo).

Além de contar a sua história, deu dicas de como respeitar a cultura fotografada, contrado de autoria e uso da imagem. Ele mesmo tem mais de 30 contratos com comunidades indígenas, uma aldeia dessa já faturou mais de 50 mil reais com um projeto do fotógrafo publicado. É realmente uma ótima forma de retribuir aos índios pela colaboração, sem contar na valorização de sua cultura.

Caiu como uma luva para mim que precisava de fortes inspirações e forças para continuar meus próprios projetos e me dedicar ao que eu realmente sei fazer. Espero que ele seja uma inspiração para vocês também, além de muito simpático e talentoso, o fotógrafo mineiro Renato Soares prometeu trazer para nós, novamente, a sua exposição sobre o seu atual projeto sobre o Xingu, e eu prometo trazer as notícias para você!

Foi realmente muito bom conhecer de perto, com os próprios olhos alguém que faz e realiza aquele sonho que você tem.

renatosoares-no-temnafotografi2

Comentários a: "IFoto apresentou – Olhares Refletidos por Renato Soares" (3)

  1. Audrey Villas Bôas said:

    Grande Renato! Maravilhoso trabalho,amei!

    Abraço

    Audrey Villas Bôas

  2. Mylene said:

    Maravilhooooooso!

  3. […] passada falamos sobre uma palestra que o Tem Na Fotografia teve o prazer de assistir do fotógrafo Renato Soares. Hoje, vasculhando a […]

O você acha disso?

