Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Ontem no Comunicadores saiu a notícia sobre esse documentário sobre a história do envolvimento do fotógrafo Donald Webber com a cidade Fukushima pós desastre e mesmo eu não sendo muito a favor de repetir notícias, achei interessante pela importância do motivo e da ligação que tenho com esses estilos documentais. Fiquei toda arrepiada quando vi o depoimento de Webber (já se tratava de um nome histórico) me arrepiei toda, parece que ele sabia o que ía acontecer e o seu dever como fotógrafo documental de estar lá quando acontecesse, como uma missão.

Esse lance de fotógrafo documentarista, seguir os desastres, guerras e transtornos, nem sempre se tratam de processos frios, pessoas insensíveis. Esse é o primeiro pensamento que vem em nossas cabeças, e geralmente faz sentido. Os foto jornalistas ganharam essa fama (onde há fumaça, há fogo) de serem frios, caçadores de desastres para vender caro seus clicks. O caso de Donald Webber é diferente, ele se envolveu por toda a sua história, com o acontecido, sentiu que deveria estar lá e foi.

O desastre é outro assunto que me chamou bastante atenção. A ‘cena do crime’ tornou-se um local com uma riqueza cinematograficamente linda (eu sou estranha, assumo). Para quem não sabe, Fukushima é uma província localizada no Japão, que ano passado sofreu um acidente nuclear, mais precisamente dia 11 de Março de 2011. E por conta das consequências do desastres os habitantes (os restantes) foram obrigados a sair de Fukushima, ou seja, a cidade ficou completamente abandonada, vazia. Lembrei de The Walking Dead, e qualquer associação com Zombies.

donald-webber-no-temnafotografia

donald-webber-no-temnafotografia2

 

donald-webber-no-temnafotografia3

 

donald-webber-no-temnafotografia4

 

donald-webber-no-temnafotografia5

 

donald-webber-no-temnafotografia6

 

donald-webber-no-temnafotografia7

 

donald-webber-no-temnafotografia8

 

Um fotógrafo desse merece ou não merece toda a nossa atenção e valorização de seu trabalho?

Advertisements

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: