Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

olharesrefletidos_no_temnafotografia

Nesta quarta-feira, 17 de outubro, às 19h, teremos mais uma edição do projeto [Olhares Refletidos]. Vamos conhecer o trabalho e a trajetória do fotógrafo e documentarista Renato Soares.

Desde 1986 percorre regiões insólitas do território nacional para registrar grupos étnicos com seus ritos e costumes; o povo de cada canto no caldeirão de raças e tradições do País. O gosto pela Arqueologia e Museologia foi uma conseqüência natural de uma ligação íntima com os povos indígenas, principalmente nas regiões Norte e Centro-oeste do Brasil, onde esteve por diversas vezes, e que resultou no livro “Krahô, os Filhos da Terra” 1994. “Entre os trabalhos de museologia, destacam-se as publicações dos livros: “Pavilhão da Criatividade da Fundação Memorial da América Latina” – SP 1999, e Sondagem na Alma do Povo” – Acervo de Arte Popular Brasileira do Museu Edison Carneiro – RJ 2005.

Desenvolveu grande pesquisa em Minas Gerais sobre a arte religiosa de Mestre

 Athaíde. No Amazonas, trabalhou junto ao Departamento de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz, que investiga a endemia da Doença de Chagas na região do Alto e Médio Rio Negro. É colaborador da “Scientific American” Brasil e atualmente tem publicado em revistas de grande expressão editorial, como a National Geographic. Suas imagens da biodiversidade amazônica e de rituais indígenas ganharam o mundo, por meio das exposições Amazônia Brasil – Palais de la Découvert – A Espace Amazonie e a Réalité et Futur… Ano do Brasil na França – Paris, e O Último Kuarup (Xingu) mostra de painéis fotográficos sobre o Kuarup do sertanista Orlando Villas Bôas, em Los Angeles – 2005. No Brasil, a mesma exposição esteve no MASP, Museu de Arte de São Paulo, por ocasião do lançamento do livro póstumo de memórias “Orlando Villas Bôas – Histórias e Causos” 2005.

Nos últimos dez anos, dedicou-se a um projeto pessoal: mostrar a geografia e a cultura de uma região particular no sul de Minas Gerais, resultando no livro “Mar de Minas”. Atualmente esta apresentando em todas as capitais brasileiras a exposição “Kuarup – A ultima viagem de Orlando Villas Bôas”. Com patrocínio da Petrobras, a mostra esteve também no exterior no evento Expressions of Brazil em Toronto, Canadá.

Autoria do Artigo: IFoto
Anúncios

Comentários a: "IFoto apresenta – Olhares Refletidos – Renato Soares" (1)

  1. […] passada eu publiquei sobre um evento Olhares Refletidos que ía acontecer no dia 17/10/12 no IFoto, e no dia  (noite) do evento, lá estava eu, uma […]

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: