Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Sempre me pego pensando como a fotografia ganhou um propósito a mais na vida das pessoas. Antes de ser exatamente como é hoje a fotografia exercia um papel já importante: o da recordação. Reunir a família em dias especiais para tirar aquela foto com pais, avós, irmãos e primos, era um evento marcante, uma data quase que comemorativa. As pessoas se arrumavam para aquele momento, vestiam a melhor roupa e tudo na casa parava. Ainda lembro quando brincava com a câmera analógica aqui de casa e ganhava milhões da minha mãe dizendo: “Menina, não vai gastar filme com besteira!” Um rolo de filme não era barato para gastar com qualquer coisa, assim como a liberdade do olhar, e outras observações que não as que já estávamos acostumados (ao menos assim acontecia na minha família).

reflexões-sobre-fotografia-no-temnafotografia-por-helosaaraujo
Com as câmeras digitais compactas caseiras, toda essa realidade mudou. E mudou pesado. A noção de poder fazer várias fotos sem se preocupar em queimar filmes, e poder apagar se não ficasse “boa”, já era um grande avanço. Sem falar nas possibilidades de se autorretratar, criar, mudar, novas composições, liberdade e como estamos falando de digital, já pode acrescentar aí no seu pensamento a palavra edição. Mas textos como esse você já leu bastante (eu mesma estou cansada de escrever a respeito), e já passamos da época de refletir sobre isso.  Mas você já entendeu onde estou querendo chegar!

Junto com toda essa evolução digital vem a virtual e tecnológica que todas juntas e misturadas (bem assim mesmo) dão um novo norte para a importância da fotografia na vida de todos nós. Desde as pastas que existem dentro do seu computador como imagens até a ideia de perfil, identidade e outras coisinhas a mais parecem não fazer mais sentido sem as imagens.

A documentação do seu dia a dia, a publicação, a possibilidade de comentar, estreitando os laços, a sua vida pública e documentada sem a necessidade de um evento específico, ou melhor “transformando tudo em um grande evento”. A fotografia tem um peso muito grande para todos. Parecem que todos sabem exatamente o que é fotografia, e o melhor, entendem bastante a respeito.

Ferramentas como o iPhone possibilitaram coisas do tipo acontecerem. E hoje, nós fotógrafos temos que ralar para superar tudo isso que é uma grande problemática no mercado fotográfico.  Basta ter um pouco de noção sobre fotografia e saber editar direitinho que suspende a contratação de um fotógrafo. Ou o fato da prima, da irmã ou da amiga ter uma “câmera boa” que a sua utilidade é ZERO.

Não que tudo isso vá gerar revoltas ou coisas do tipo, porque é por conta desse novo mundo que a nossa fotografia e nosso olhar ganhou uma aceitação maior, sem contar na facilidade de divulgação do nosso trabalho. Portanto, aproveite, vá além das suas ideias já pensaram em chegar um dia, arrisque, que o futuro é nosso, fotógrafos criativos e inovadores.

 

reflexões-sobre-fotografia-no-temnafotografia-por-helosaaraujo

Anúncios

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: