Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

A dúvida foi recebida ainda hoje pela leitora Fernanda Bizerra. E eu adorei a pergunta (viu Fernanda?), porque são estilos que eu, particularmente, curto muito! Fotografar com luz natural, pra mim, é bem mais prazeroso do que com luz artificial, mesmo que dependendo dos acontecimentos naturais e ficando na mão quando a luz vai, simples assim, embora, as imagens ficam sempre lindas.

Primeiro vamos falar das SOMBRAS!

Para capturar sombras é necessário estar de costas para a luz solar, é o oposto do contraluz que ficamos de frente e o objeto fotografado fica entre a luz e a lente. Lembra das regrinhas da física? Quanto mais alto o sol, mais intensa e mais definida é a sombra, porém, quando ele está mais nas suas costas (ou mais baixo) as sombras ficam mais longas. Uma outra dica é se posicionar em um local alto e aclive, as sombras se projetam de formas diferentes que a própria proporção do seu corpo. Use um ISO baixo por conta da luz, velocidade alta e a abertura entre ƒ/6.3 e ƒ/7.1 para sombras bem definidas. ok, isso todos nós sabemos, o difícil é conseguir encontrar O PONTO de enquadramento da sombra, aquele onde nem você (fotógrafo) nem os objetos aparecem, e isso só vai testando, até encontrar. Porque tudo também vai depender da localização exata do sol, dos objetos/modelos e o local onde a sombra será projetada.

sombras-dicas-temnafotografia

sombras-dicas-temnafotografia

sombras-dicas-temnafotografia

sombras-dicas-temnafotografia

Fotografar as SILHUETAS vem do mesmo princípio!

Quando queremos que a sombra de uma silhueta seja fotografada, é melhor escolher uma luz fraca. O por do sol é uma ótima pedida. Para isso as roupas devem ser bastante marcadas e leves, ou simplesmente não existir. Uma ótima brincadeira de fotografar silhuetas (que é um clichê, mas tá valendo) é a brincadeira da cortina. Se você encontrar uma cortina de um(a) amigo(a) que seja fina (na cor amarelada fica lindo por conta da cor que a luz do sol gera), basta se posicionar de costas para o sol e colocar suportes que segurem a cortina (isso se na janela não tiver uma varanda) e deixe uma pequena distância entre você e a cortina, e claro, a modelo fica por trás da cortina. E lembre-se de nunca tirar fotografias de cima para baixo de silhuetas, as curvas achatam e a pessoa aparenta estar mais larga (ou gorda).

 

Fotografar TEXTURA nós já sabemos!

Fernanda, querida. Dediquei um post todinho relacionado a textura, é só dar uma olhada aqui, ó

https://temnafotografia.wordpress.com/2012/01/31/introducao-a-fotografia-parte-i/

 

A Fernanda bem que podia treinar e fazer umas imagens bem bacanas para publicarmos aqui no TNF, né?

 

Anúncios

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: