Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

fotógrafa-por-helosaaraujo

Helosa Araújo

Não canso de ler esses lindos artigos sobre as incansáveis características que um fotógrafo deve ter. Leio, releio e quando eu me identifico (nem sempre me identifico, confesso), leio mais mai de mil vezes. Mas era bem disso que eu queria tratar nesse post. Queria mesmo era falar das características pessoais dos fotógrafos, e não dele como profissional. Sim, claro, porque todo fotógrafo (discorda?) é muito apegado a profissão. Ainda não sei o que acontece ao certo com essa magia que é fotografar, mas quando há realmente a conexão, o fotógrafo se entrega de corpo e alma (parando para pensar agora, os motivos pelos quais um fotógrafo de apega ao extremo pela fotografia pode ser uma ótima ideia para o próximo post, não acha?).

Para o desenvolvimento desse artigo, durante a semana, andei com o rascunho e bloco de notas do celular direto aberto para que eu anotasse tudo que viesse em minha mente, assim como as características dos meus colegas de profissão. Outra coisa que procurei fazer (diante do meu objetivo), já que li bastante a respeito, foi deixar completamente de lado tudo o que já tinha lido, listas e tópicos dessas lindas características que sempre apreciamos a leitura.

A primeira característica que percebi foi a teimosia, a grande maioria dos fotógrafos são teimosos e insistem teimando até conseguir o resultado desejado, seja no trabalho ou na vida pessoal. E mesmo assim, todo fotógrafo está disposto a aprender sempre mais, as vezes podemos dizer que eles (ou nós) parecem ser os donos da razão, mas a verdade é que a curiosidade é tão grande que supera o orgulho e personalidade forte que todos eles têm. Seja qual for a área, fotojornalismo, fotografia publicitária, social e etc, todos os fotógrafos, mesmo que banalizados (muitos) pela imagem (no sentido de que vimos e documentamos tantas coisas que não nos surpreendemos com muitas coisas) todo fotógrafo tem um bom coração e uma boa intenção na vida como um todo. Alguns se deixam super o sucesso (de um super star fake) pra cabeça, esses não vão muito longe. Mas a maioria passam e observam tantas coisas na vida que a bondade fala sempre mais alto. Outra grande característica é a fala, dificilmente você encontra um fotógrafo que goste de falar em público. A fotografia muitas vezes é a ferramenta da fala de todo fotógrafo. Jamais esquecerei quando Thiago Santana falou isso e eu ainda pensando em seguir a profissão me identifiquei quase que instantaneamente.  O que quase todos nós sabemos que os fotógrafos gostam mesmo é de viajar, e aquela sensação de que vão embora pra outra cidade, estado ou país, nunca vai embora. Os fotógrafos gostam de descobrir novos olhares, novas culturas, ambientes e pessoas, e se estiverem acompanhados com seu equipamento fotográfico, melhor ainda. Fazer de tudo um pouco na vida é uma das metas desses profissionais que, são bastante ecléticos em todos os sentidos (comida, lugares, hábitos, gostos e música). Mas possuem um estilo de vida bem definido: Estão aonde a fotografia está.

Se identificou? Deseja acrescentar alguma característica? Fique a vontade! 😉

 

Anúncios

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: