Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Semana passada um seguidor me perguntou qual ferramenta (grátis) usar para iniciar a divulgação de seu portfólio, pensei que essa pudesse ser a dúvida de muitos e achei interessante fazer um post a respeito.

A escolha da plataforma free para divulgar seu portfólio é realmente uma tarefa difícil. Pense bastante a respeito antes de escolher e não saia por aí adicionando suas fotos em todas elas, gerando vários links. Concentrar-se em poucas é a melhor opção.

A mais tradicional ferramenta e que é bastante usada e levada a sério até hoje é o flickr.

flickr-temnafotografia

Como estamos falando de contas free, a maior das vantagens do flickr é justamente essa: o limite de upload para usuários free é ótimo. Dá para colocar suas principais imagens, organizar por pastas e ainda compartilhar suas publicações via facebook (o que já não é muita novidade, todos fazem isso) e tem a possibilidade de dar e receber recadinhos, dicas, grupos e até exposições virtuais.  É uma ferramenta levada a sério (como já falei anteriormente), fotógrafos profissionais que já possuem sites ainda usam essa ferramenta, pela simples facilidade no processo (hoje em dia já melhorou bastante).

Outra ferramenta que ganhou seu espaço foi o carbonmade.

carbonmade-temnafotografia-porhelosaaraujo

Esse já é um dos queridinhos dos criativos, publicitários, designers e ilustradores de plantão. A ideia desse é de você criar o seu próprio layout de forma simples organizando a disposição dos elementos e das pastas com suas fotos. Aparentemente o seu carbonmade se assemelha a um site. E essa pode ser uma vantagem. Mas de uns tempos pra cá os usuários parecem terem dado um time no uso desse fake site. Ao que me parece as pessoas procuram sempre a opção “compartilhar” para divulgar melhor o seu trabalho, e esse parece que não se adequou muito bem a isso.

Uma outra ferramenta que acabou entrando para a onda dos portfólios foi o tumblr.

tumblr_temnafotogrfia

Essa ferramenta não tem o objetivo de unir seu portfólio (apesar de ajudar bastante a divulgar suas fotografias), o tumblr é antes de mais nada um mini blog. Assim, como o twitter, só que divulgando qualquer coisa (imagem, video, texto, links). Mas muitos (eu, inclusa) usam a ferramenta pela facilidade de postagem, boa capacidade, sem limites free e a fácil de compartilhar em redes sociais. Afinal, o tumblr também é uma rede social.

E a mais nova ferramenta é o pinterest. Que tem quase o mesmo princípio do tumblr.

pinterest-temnafotografia
Basicamente, mas não o mesmo. O pinterest é uma mistura de flickr com tumblr. Organiza suas imagens, mas também é interativo com a opção Repin (que no tumblr é o famoso reblog). Mas como ainda é uma ferramenta nova, só usando para saber como funciona e quais serão as suas vantagens e desvantagens.

Agora é só escolher a sua favorita e divulgar o seu trabalho. Lembrando que a sua assinatura em suas imagens será sempre bem vinda. Por mais que essas redes tenham uma certa segurança a lhe oferecer (com relação a suas imagens) sempre existe um meio de “pegar” a imagem do amigo. E o problema não é nem esse, o problema é quando usam sua imagem e não lhe dão o devido crédito. Por isso, assine antes de postar. 😉

Anúncios

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: