Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

thomaz-farkaz-temnafotografia-por-helosaaraujo

Dessa vez resolvi escolher (a escolha é sempre muito difícil) um fotógrafo brasileiro que acompanhou com sua lente muitos acontecimentos da história do Brasil. Além de amante das artes, Thomaz Farkas colaborou documentalmente para a nossa história. Mas a história dele começou com uma grande colaboração de seu pai, que tinha uma loja de Fotóptica, especializada em equipamentos fotográficos. Thomaz (a íntima) cresceu sentindo o cheirinho de químicos, ouvindo conversas dos fotógrafos e dentro um nicho que para ele, fez toda a diferença.

thomaz-farkaz-temnafotografia-por-helosaaraujo

Thomaz Farkas (1924 – 2011) era húngaro e naturalizou-se brasileiro aos 25 anos, amou nosso país intensamente que participou das revoluções e acontecimentos com unhas e dentes nas lentes, com olhares críticos e nem pensava em deixar nada passar despercebido por suas lentes.

O fotógrafo idealista trabalhou por muito tempo na loja de seu pai, e um dia teve uma ideia: documentar lugares e pessoas pelo Brasil com um grupo de fotógrafos que frequentavam a loja. E aí que nasce um grande projeto que talvez tenha sido a maior contribuição que um fotógrafo já fez. Documentando culturas, histórias, estilos de vida, arquitetura e tudo de cada pedacinho do Brasil. E essa ideia foi pra frente. Em 1968, um grupo de jovens cineastas partiram para o Nordeste tendo Thomaz Farkas na liderança. Essa “brincadeira” (bastante séria, por sinal) rendeu dezenove documentários produzidos.

Farkas não gostava de legendas nas imagens. Eu sempre acreditava que a fotografia poderia falar muito mais sem interferência alguma.

Além de colaborar com a história da fotografia, Thomaz Farkas colaborou com a história do cinema aqui no Brasil, com o Foto Cine Clube Bandeirantes em São Paulo que revelou muitos cineastas e atores que tiveram reconhecimento não só nacional, mas também internacional. Sem contar que o FCCB abriu as portas para a fotografia como arte, sua aceitação, produzindo eventos importantíssimos como a Bienal Brasileira de Fotografia e exposições, cursos, palestras que fizeram a fotografia ser vista como uma prática para o além do pictorialista.

thomaz-farkaz-temnafotografia-por-helosaaraujo

Quando aconteceu a grande evolução arquitetônica e estética em Brasília, Thomaz já era um homem de negócios conhecido, e um produtor, cineasta, fotógrafo bastante talentoso. Seus olhos foram os aqueles olhos que fizeram a diferença diante toda aquela reunião de arquitetos reunidos para elaborar construções na cidade. E o que mais encantou o fotógrafo, não foi nem a construção em si, mas sim os operários que vieram de todos os lugares do Brasil e reunidos dava uma salada mista de cultura e sotaques que fizeram os olhos do artista brilharem.

thomaz-farkaz-temnafotografia-por-helosaaraujo

O resultado dessa construção foi uma mostra fotográfica, montada pelo FIESP com o tema “Construção de Brasília” que reuniram 200 fotografias do tema, e muitas eram do nosso querido Farkas.

thomaz-farkaz-temnafotografia-por-helosaaraujo

thomaz-farkaz-temnafotografia-por-helosaaraujo

thomaz-farkaz-temnafotografia-por-helosaaraujo

thomaz-farkaz-temnafotografia-por-helosaaraujo

Thomaz Farkas publicou livros, expôs suas fotos em galerias, viajou o Brasil mais de mil vezes, uma delas com seus filhos, e apesar de ter tido uma vida bastante agitada, com viagens e muitas histórias, Thomaz era bastante tranquilo, adorava admirar o mar, acompanhar o seu movimento e contemplar o céu. Aos 86 anos (ano passo), Farkas faleceu de falência múltipla de órgãos, mas a sua história vai sempre ser passada adiante e em suas imagens veremos sempre um sorriso tranquilo no rosto.

Anúncios

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: