Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Por vezes comentamos por aqui que muitos ainda usam a câmera no AUTO por não entender muito bem as funções da própria câmera. Tudo bem, a gente entende, o tempo é corrido e como estamos falando dos fotógrafos não profissionais (creio eu), está tudo ok. A questão é que eu percebi que um dos motivos pelo qual essas pessoas usam a câmera no automático é justamente por não saberem o que significa exatamente aquele disco de funções localizada no topo da câmera. Hoje vamos conhecê-los um pouquinho mais! 😉

Nós sabemos que esses modos que facilitam na hora do click se você não souber usar, atrapalha demais. Até mesmo os mais profissionais lembram da primeira vez que pegaram em uma câmera cheia de funções e sentiu perdido sem saber que modo usar.  O que ajuda, primeiramente é saber que, existe o modo AUTO (automático), o modo M (manual) e os outros vários modos (que vai variar de acordo com o seu equipamento) estarão pré dispostos com algumas funções automáticas e outras manuais, tudo de acordo com a sua necessidade.

Ou seja, não adianta escolher “na doida” que não vai rolar (a não ser na sorte), porque esses modos contam com uma determinada luz e velocidade para “funcionarem” direito (espero estar sendo clara), e se você não perceber o que se passa ao seu redor (luz e velocidade) e não entender esses modos da sua câmera, pode ficar difícil.

Então, vamos aos modos!

Os modos mais conhecidos (que em quase toda câmera tem, ou deveria ter) são: P, S, A, M, AUTO – Que significam respectivamente: Programação Automática, AUTO com prioridade ao obturador, AUTO com prioridade à abertura, Manual, Totalmente Automático.

Programação Automática: Quando essa opção é escolhida a sua câmera escolhe a melhor abertura e velocidade do diafragma e obturador para uma melhor exposição e equalização de luz. Mas essa informação você encontra no manual da sua câmera. Vamos entender quando escolher essa opção:

  •  Melhor opção para quando estiver em ambientes fechados com pouca luz, e não souber o que fazer;
  •  Quando a opção AUTO for escolhida e a imagem ficar muito carregada (iluminada).

helosaaraujo-temnafotografia

AUTO com prioridade ao obturador: Já nessa opção você tem a possibilidade de brincar com a velocidade da imagem. A câmera vai escolher a melhor abertura, e o obturador fica por sua conta. Quando escolher:

  • Para aqueles que querem mais criatividade e movimentos em suas fotografias como: congelar e desfocar movimentos;
  • A água é sempre uma boa opção para esta função. Se quiser fotografar uma cachoeira, provavelmente estará em um ambiente externo, pela manhã. Nesse caso, usando essa função, a água pode dar um ótimo efeito em suas imagens.

helosaaraujo-temnafotografia

AUTO com prioridade à abertura: Essa é o oposto do modo anterior. Mas, apesar se serem opostas, são usadas para a mesma função: Controlar movimento. Você fica encarregado com a seleção da melhor abertura, dessa vez. E a câmera, cuida da velocidade. Quando usar:

  • Naqueles momentos esportivos (jogos do seu filho, por exemplo) que você não sabe o que fazer com a câmera. Com essa função, ela te ajuda a focar aquilo que está em movimento. E o fundo fica desfocado, igual nas fotografias dos jornais.
  • Ótima função para fotografar crianças, que geralmente estão em movimento.

HelosaAraújo-temnafotografia

MANUAL:  Não tenho muito o que falar desse modo. Você simplesmente terá total controle de sua câmera. Aproveite para testá-la sempre que possível. Calcular ISO, abertura, velocidade, WB, além de ângulos e composições pode ser uma aventura e tanto para iniciantes.

helosaaraujo-temnafotografia

AUTO: Essa, todos nós conhecemos muito bem: TUDO em modo AUTOmático! É escolher e clicar. MAS, tanto com câmeras compactas como em câmeras DSLRs, a câmera pode abrir um mecanismo que talvez não seja desejável naquele momento:  Flash. Que muitas vezes, quando  você quer fazer aquela foto de forma diferente (e na maioria dessas vezes, é por conta da luz natural), o flash aparece e acaba com a luz natural inteirinha. E agora, nós voltamos lá pro começo do meu texto: Por isso, muitos querem aprender a usar as funções da própria câmera.

helosaaraujo-temnafotografia

Dividi esse artigo em dois. As outras funções/modos mais específicos, como o modo retrato, a gente discute segunda que vem, ok?

Tenha uma ótima semana! 😉

O você acha disso?