Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

De todas as marcas que já passaram por aqui, essa é a mais moderninha (se formos comparar), nascida em novembro de 1919 a Pentax é conhecida por revolucionar tecnologicamente (no anos 90) câmeras fotográficas profissionais. Seu fundador, Kumao Kajiwara batizou a marca primeiramente de Asahi Kogaku Goshi Kausha – Um nome muito longo e sem nenhuma ligação o nome que acabou ficando finalmente.

Estamos falando de uma marca que começou bem pequena, administrada por uma família localizada no subúrbio da cidade de Tóquio no Japão e começou fabricando lentes para óculos e pouco depois passou a fabricar também binóculos. Somente nos anos 30 que a empresa passa a produzir equipamentos fotográficos (somente as lentes) o que em seguida passaram a ser as lentes da Marca Minolta (uma marca de câmeras já reconhecida na época). Desse modo, na medida em que as coisas iam evoluindo, a marca ia também adaptando o nome (melhorando um pouquinho), chegando a ser Asahi Optical Co. Ltd. 

Sabemos que tudo se transforma na chegada ou passagem pela segunda guerra. Apesar da marca “participar” produzindo equipamento óptico para o exército japonês, acabou sendo atingida por um bombardeio a empresa passou um tempo fechada e somente depois que ressurgindo das cinzas, volta com todo o vapor produzindo tudo o que já produzia antes só que com mais qualidade. Suas lentes fotográficas que eram fabricadas para a marca Minolta agora também eram fabricadas para a marca Seiko.

Somente em 1952 que a marca lança a sua primeira câmera no mercado japonês e já era SLR que ficou ofuscada pelo brilho e destaque da segunda câmera que fora lançada logo em seguida a famosa Asahiflex IIB – Ela foi a primeira câmera com o sistema de espelhos e retorno automático – Esse sim foi o primeiro e grande avanço da marca, que além de evoluído tecnologicamente era também o produto fotográfico mais prático e fácil de manusear do mercado mundial.

E junto com essa grande evolução vem também a grande evolução no seu nome (o que já era tempo), ela passou então a ser conhecida como Asahi Pentax. O nome Pentax veio da ferramenta “pentaprisma” (presente nas câmeras SLRs) unido com a palavra “reflex” (do sistema de espelhos). Já com o novo nome os seus produtos começam a ser exportados para vários países, o primeiro foi Estados Unidos, atingindo mais de um milhão de máquinas fotográficas produzidas em 1966.

Como já devem imaginar, o nome foi reduzido a “Pentax” pela facilidade de pronuncia em todo lugar do mundo, e assim suas câmeras passaram a carregar também seu nome. A primeira foi a PENTAX 6×7 (máquina de médio formato que foi utilizada pelos fotógrafos mais famosos do mundo), seguida pela famosa linha PENTAX K (que marcou mais uma época -1975- de sucesso em vendas) seguida por outra da mesma linha a PENTAX K 1000 que até pouco tempo atrás foi considerada a câmera mais vendida do mundo.

Sistemas como foco automático, acessórios, tipos variáveis de lentes, e etc., até chegar na câmera mais leve e fina do mundo: PENTAX ESPIO, e depois foi só uma marca mais famosa que a outra sendo laçada, cada uma com a sua peculiaridade. Acompanhando facilmente a evolução digital sem deixar de ser considerada uma câmera tradicional.

Mas, sabemos que o ano 2000 foi o ano das disputas das marcas de equipamentos fotográficos e nem todas sobreviveram. Em março do ano 2008 a PENTAX deixa de ser uma empresa e passa a ser uma divisão e marca da Hoya Corporation, líder em inovação de vidros ópticos. Hoje, a PENTAX continua fabricando suas câmeras fotográficas profissionais, acessórios, lentes, fora câmeras compactas e equipamentos à prova d’água, com uma pequena diferença – suas atenções são divididas.

Anúncios

Comentários a: "História da Marca Pentax" (1)

  1. Sou um afortunado !Possuo 3 SLR inclusive a K1000,e varias espio com destaque para a mod. Espio 200 ! Magníficas câmeras !

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: