Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Quando se trabalha com certos tipos de fotografia essa é a primeira decisão a tomar e parece que nunca sabemos responder, mesmo sabendo o que é melhor, luz, cenários, sempre temos um pé atrás antes de decidir. A questão é que você tem que conhecer ao certo o seu motivo. Se é um book fotográfico, ou ensaio, você deve estar por dentro de todos os objetivos para por em prática as estratégias.

Fotografia é como contar uma história sem palavra verbal alguma, e para a sua história fazer sentido o seu cenário (natural ou fictício) deve condizer com a situação. E é aí que entra o papel do fotógrafo com seu olhar crítico para resolver essa questão, e para a tal tarefa é necessário levar alguns tópicos em conta.

  • Antes de tudo responda o Porquê de tudo (cada detalhe é determinante);
  • Que história eu quero contar? Claro, no caso de um ensaio fotográfico, definir temas e assuntos ajudam a compor uma história dentro de um determinado cenário. E lembre-se que a história nem sempre é sua, e sim do seu objeto (ou modelo), então…;
  • É se extrema importância conhecer o seu objeto. Se for no caso de uma modelo, faça um levantamento de seus gostos, estilo de vida e habilidades;
  • Conheça o seu material. Depois de esclarecer tudo o que já comentamos, é bom conhecer o que você tem em casa e dê o seu jeito para conseguir os equipamentos que precisar para a então indecisa questão. Se for ao natural, quais equipamentos vou precisar? Se o que tem vai render melhor no externo, isso pode ser um fator determinante.

O que não podemos é determinar que a luz do estúdio é sempre melhor do que a luz externa, ou que o cenário externo é mais bonito do que o montado. Nada desse tipo é determinante, tudo é definido de acordo com a situação. A Luz natural da manhã pode me ajudar num sentido diferente da luz do pôr do sol que também pode ajudar, mas em outro sentido. Assim como certas situações só podemos resolver no estúdio, como luzes de fundo, de baixo, de cabelo e todas as outras luzes e estruturas que podemos manipular para conseguir exatamente o nosso objetivo.

Ajudei?

 

Anúncios

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: