Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Aqui, vamos direcionar, dentro da marca Rollei, para a história da Rolleiflex, que durante muito tempo foi considerada um estilo de vida, um forma de ver a vida e diferente das câmeras comuns, com duas lentes gêmeas em formato Reflex, ou Twin-Lens: a de cima reflete a imagem de baixo e a de baixo captura a imagem, auxiliando no enquadramento. Mas tornou-se um estilo de vida não só pelo seu duplo olhar (metafórico), mas também pela forma em que é segurada dá uma sensação de ter um estilo próprio, como um outro corpo, uma extensão do seu corpo para além do olhar. Outro motivo é o status, a Rolleiflex sempre foi uma câmera cara.

Além de todo o seu estilo e qualidade, a linda Rolleiflex até hoje permanece em um patamar quase que inatingível para alguns fotógrafos profissionais. E vamos entender o porquê. Primeiro de tudo, essa marca não é como as outras que começa com poucos recursos ou uma história de alguém humilde como temos visto por aqui, ela começa já com uma carga nas costas de uma empresa alemã Franke & Heidecke  que ao longo do seu percurso mudou seu nome para Rollei GmbH. Segundo, ela sempre se voltou para o público profissional em fotografia, claro, levando em conta o tempo em que fora inventada (1920), esse “público profissional” cujo qual estamos nos referindo eram aqueles que se interessavam por fotografia em si, e não somente queria documentar sua vida e sua família. Se pararmos para analisar, sempre existiram essas duas categorias principais, as câmeras que se preocupavam com o tamanho e bem estar de quem clickava (junto com preço baixo) e as câmeras que direcionavam para o público com tendências profissionais, e isso é o que sempre determina o percurso da história da marca e o tamanho do seu sucesso.

E como sendo uma câmera direcionada para um público profissional, era também uma câmera preocupada com a qualidade (em primeiro lugar inclusive). E com toda essa preocupação, em se tratando de uma câmera Reflex, Rolleiflex acabou sendo uma ótima companheira dos estúdios fotográficos.

Além de sua qualidade, seu filme é um rolo de 120 que gera negativos (que na verdade são diapositivos) com imagens em 6×6. Esse esquema não foi um esquema que mudou muito. Quem já fotografou com a Rolleiflex, sabe como faz diferença usar esse estilo em estúdio, entende o que eu to falando. E tudo isso junto, traz uma bagagem inigualável para a história dessa marca.

Além da Rolleiflex, profissional, a empresa também lançou uma câmera para uso amador, Rolleicord, depois foram lançadas outras no estilo SLR (Single Lens) e em filmes em pequeno e médio formato, até chegar em câmeras digitais. O público ficou estendido, mas a sua fama sempre ficou agregada ao nicho profissional.

Apesar do seu tamanho e forma, as câmeras Rolleiflex TLR tem um peso reduzido, e o seu manuseio é intuitivo (principalmente para os bons entendedores do assunto), os visores são bastante nítidos e ajudam muito mais do que qualquer visor de uma SLR ou até mesmo as digitais, não há a possibilidade de perder algo no enquadramento, sem contar que sua lente tem uma qualidade altíssima, o que diferencia de qualquer concorrente.

Com o passar dos anos, a Rolleiflex de tanto se dedicar aos amantes da fotografia e da sua história, além de permanecer quase que ilesa de modificações contemporâneas, se torna (além de uma câmera cara, e ainda de muita qualidade) um equipamento para colecionador. Sim, porque uma câmera como essa não é tão fácil de usar na correria do dia-a-dia (estamos falando de uma câmera analógica). E tendo os colecionadores como principal alvo agora, a nostálgica Rolleiflex vem se dedicando bastante a isso: Modelos Gold, Modelos Mini e Texturas fazem parte do pacote. Sem esquecer do outro público, a empresa também lançou câmeras Rolleiflex digitais.

Quem coleciona uma câmera dessas vai ter sempre em casa um pedacinho de uma grande história da fotografia.

Anúncios

Comentários a: "História da Marca Rollei, Rolleiflex" (2)

  1. J Sarmento said:

    eu tenho uma Rolleiflex e estou preocupado porque não sei colocar correctamente o filme. Alguem me pode ajudar. Fico muito agradecido. J. Sarmento

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: