Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Podemos dizer que Zenit está para Leica, assim como Aristóteles estava para Platão. Não que uma copiava a outra, não estou dizendo isso, mas uma se inspirava na outra. Sabemos que a grande/pequena Leica é, até hoje, inspiração para muitas marcas. E logo Zenit, nascida em Moscou não poderia ter uma fonte de inspiração diferente, né?

A marca russa é fundada em 1952, Zenit nasce com o único e exclusivo foco na fotografia. Mais precisamente em câmeras SLRs de 35mm.  Sua primeira câmera foi inspirada na Leica II e baseada em sistema telemétrico da câmera Zorki até meados dos anos 60 só com a Zenit-E e só depois que ela foi transformada em uma câmera reflêx de lente única.

Zenit é, originalmente propriedade de uma marca soviética: Krasnogorshii Mekhamitcheskii  Zavod, conhecida como KMZ. Que desenvolveu uma linha de moldagem de ferro, que facilitou bastante a fabricação em massa. É quando a marca consegue expandir e começar a ganhar o seu lugar no espaço (nunca foi o suficiente), um lugar pequeno, talvez (em relação as outras marcas já comentadas aqui), apesar do seu sucesso, Zenit não teve muita sorte, sendo produzida quase que clandestinamente por um empresa chamada Bielorússia, que perderam o direito de uso da marca desde 1991, o que não adiantou e encontramos produtos om o nome Zenit ainda hoje dessa outra fonte. O problema é o certificado de qualidade e acompanhamentos dos produtos. Além de tudo, tudo da marca acaba se perdendo. E fotógrafos não dão credibilidade a um produto assim, nem precisa ser fotógrafo para ser tão exigente, né?

Um outro grande obstáculo da marca foi (e talvez ainda seja) acompanhar as evoluções tecnológicas (algumas bem básicas como diafrágmas) o que ajudou a demorar bastante para sair da Zenit-E evoluindo para Zenit-EM, Zenit-TTL, Zenit-122K e Zenit-412DX.

O que no final das contas resultou (ainda hoje) em uma marca com uma grande fama específica, ficando conhecida principalmente como uma marca de câmeras SLR de 35mm, e lomo (Zenit LC-A).

Mais um pouquinho sobre Zenit em Zenit BR

Anúncios

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: