Compartilhando pesquisas e experiências sobre Fotografia

Alberto Korda foi, nada mais, nada menos que o responsável pelo click da fotografia do nosso querido Che Guevara.

Che Guevara

A famosa fotografia conhecida como “Guerrilero Heroico” (“Guerrilheiro Heróico”) foi tirada em dia de inverno, nublado, dia 5 de Março de 1960 quando Che tinha 30 anos, decretado “Cubano de Nascimento” por seu companheiro de guerra Fidel Castro durante um memorial a quase 100 vítimas de uma explosão do navio francês La Coubre carregado de armas em Havana, Cuba. Essa imagem só foi publicada internacionalmente  7 anos depois, Korda, não deu devida importância aquela imagem capturada por sua câmera Leika e uma lente de 90mm, tempos depois, Korda declara que o retrato tirado a 7 anos antes capturou todo “caráter, firmeza e determinação” que Guevara possuía, para ele a foto “não foi concebida, foi intuída”.

Alberto Korda, revelou que ao ampliar a imagem no laboratório, trabalhou para ressaltar o olhar de Che e recortando a pessoa do lado esquerdo e a palmeira do lado direito. Quando finalizada, pendurou–a em seu estúdio junto a imagens de seus familiares. Alberto Korda, além de fotógrafo era comunista e nunca cobrou seus royalties e direitos autorais, apenas não deixou que a imagem fosse usada de forma abusiva, como em um comercial de Vodka.

O instituto de Arte de Maryland (Maryland Institute College of Art) nomeou-a “A mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX”, já o “Victoria and Albert Museum” declarou ser “A Imagem mais reproduzida da história da fotografia”, mas  disso nós todos sabemos, quem não tem uma camisa do Che em casa inspirada nessa imagem? Se você não tem, tenho certeza que seu irmão tem!

O melhor de descobrir o “Quem Fez” dessas imagens conhecidas, é perceber que existe uma grande história por tras delas (por isso elas ficaram conhecidas) e que a história da imagem sempre estará ligada a história do fotógrafo responsável. Fantástico!

Anúncios

O você acha disso?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: